BAIXO IMPACTO

Pesquisa mostra que 83% dos maceioenses querem votar, apesar da pandemia

Por Tamara Albuquerque 17/10/2020 - 13:50
Atualização: 17/10/2020 - 21:09
A- A+
Agência Brasil
Idosos poderão voltar mais cedo, a partir das 7 horas, nas eleições municipais de 2020
Idosos poderão voltar mais cedo, a partir das 7 horas, nas eleições municipais de 2020

A infecção pelo novo coronavírus não vai gerar um grande impacto na votação de candidatos nessas eleições municipais em Maceió. Pelo menos é isso que revela pesquisa do Ibope, divulgada hoje. A capital alagoana é a terceira no país com maior percentual de eleitores (83%) que garantem que vão comparecer às urnas no próximo dia 15 de novembro, primeiro turno das eleições. 

O resultado geral indica que entre 69% a 87% dos eleitores das capitais vão votar. Boa Vista tem o maior percentual de eleitores (87%) e Salvador, ao contrário, apresenta o menor índice (69%). Os dados têm como base as primeiras pesquisas Ibope divulgadas nas 25 capitais do país, exceto por São Luís (MA), onde o levantamento não foi realizado após o registro das candidaturas.

Para evitar a infecção pelo coronavírus, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou uma série de medidas de segurança, entre as quais, as ações sanitárias básicas como a oferta de álcool e o comparecimento obrigatório com máscara facial. Pela primeira vez, será possível justificar o voto pelo celular, usando o aplicativo e-Título. O eleitor tem até 14 de janeiro, para ausência no 1º turno, e 28 de janeiro, no 2º turno.

Este ano, a votação começa uma hora mais cedo para dar prioridade aos idosos, pessoas acima de 60 anos. O período de votação será das 7 h às 17h e o período destinado aos idosos é das 7h às 10h. A medida vale tanto para o primeiro turno quando para o segundo turno considerando o horário local, para evitar aglomeração de eleitores e como medida de prevenção à covid-19.


Encontrou algum erro? Entre em contato