ELEIÇÕES 2020/Maceió

Ricardo Barbosa propõe Bolsa Família Maceió para auxiliar famílias vulneráveis

Por Redação 28/10/2020 - 06:43

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Ricardo Barbosa é candidato a prefeito de Maceió pelo PT
Ricardo Barbosa é candidato a prefeito de Maceió pelo PT

A população sabe que vai escolher seus representantes públicos nas eleições. Entretanto, muitas pessoas não estão preparadas para decidir, com segurança, quem deve administrar a cidade, por exemplo. Poucos podem falar sobre os candidatos com propriedade ou conseguem fazer uma análise do momento político atual e do futuro. As campanhas estão nas ruas e a primeira votação será em 15 de novembro. Para auxiliar o eleitor neste momento decisivo, o EXTRA vai publicar entrevistas com todos os candidatos a prefeito de Maceió. Esperamos que as respostas possam esclarecer e facilitar o processo de escolha. Nossa entrevista de hoje é com o candidato Ricardo Barbosa (PT).

Como pretende contribuir para superar os graves problemas da desigualdade social em Maceió? 

Para enfrentar de maneira efetiva a desigualdade social em Maceió é necessário estabelecer e aplicar uma robusta política pública de assistência social. Primeiramente reestabelecendo as prioridades da prefeitura que hoje se perde em grandes promessas, de projetos faraônicos e não garante o básico aos bairros como saneamento, coleta regular de lixo, cobertura na rede de atenção básica de saúde e rede educacional com creche e escolas.
Paralelo a isto, vamos criar o Bolsa Família Maceió, para atender de maneira emergencial famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Inserindo no mesmo Programa a transição para que estes beneficiários sejam encaminhados para os treinamentos e capacitações do fomento à geração de emprego e renda que serão desenvolvidas adotando como eixos a exploração sustentável do sururu, do turismo e das demais vocações econômicas da cidade.

 Qual a prioridade no seu programa de governo? 

Nossa capital vem sendo governada historicamente por grupos políticos e aliados que adotam posturas predatórias economicamente e tratam aspectos e caraterísticas da cidade, que possuem grande potencial para o desenvolvimento, como problema. Exemplo disto é a situação da orla lagunar que por pressões da especulação imobiliária segue abandonada pelo poder público, que apesar das muitas promessas infelizmente virou as costas para lagoa.
Para mudar essa realidade apontamos alguns eixos fundamentais para a reconstrução da nossa cidade. Geração de emprego e renda, enfrentamento às desigualdades sociais, valorização do serviço público, transição ecológica, saúde e educação.

Como se posiciona em relação aos recorrentes escândalos nacionais de corrupção e qual estratégia deve adotar para combater?

Lamento profundamente a verdadeira indústria de Fake News montada no gabinete do ódio do governo federal se utilizando de recursos públicos. Os escândalos de valores recebidos e transações financeiras duvidosas ocorridas entre a família e os funcionários do presidente devem ser alvo de investigação da polícia federal para que a suada contribuição de cada cidadão chegue para as políticas públicas nos municípios e não se torne sustentação da ação organizada de milícias.

Quais serão suas propostas concretas na área de educação, uma das mais afetadas pela pandemia, e como vai garantir recursos financeiros para o setor?

Destacamos a prioridade na política de educação. Reafirmamos nosso compromisso com o cumprimento das metas do Plano Municipal de Educação (2015-2025), com ênfase na abertura de novas vagas em creches e construção de novas unidades de forma a garantir oferta suficiente em todos os bairros. Serão ampliadas as matrículas para educação de jovens e adultos e implementada efetivamente a política de educação integral na rede municipal de ensino. Lutaremos pelo devido cumprimento do FUNDEB para que o governo federal, via MEC, cumpra sua obrigação constitucional de financiamento.

Caso seja eleito, qual serão seus planos para valorizar o funcionário público, peça essencial na administração?
Na minha gestão vamos estabelecer uma mesa permanente de negociação o diálogo institucional entre a prefeitura de Maceió e as entidades representativas das categorias profissionais. A partir deste mecanismo democrático vamos formatar a realização de um concurso público municipal, bem como revisar e atualizar os Planos de Cargos, Salários e Carreiras.

Quais as principais propostas para gerar emprego na capital?
A geração de emprego e renda que deve levar em consideração a vocação econômica contida em nossas riquezas naturais. Na Maceió do futuro, vamos organizar a cadeia produtiva do sururu, viabilizar as condições de infraestrutura na orla lagunar, para que a população no local seja a protagonista desta medida de fortalecimento econômico.

Quais ações devem ser adotadas para incrementar o turismo no pós-pandemia?

O turismo é outra importante potencialidade econômica de Maceió. Esta política deve acontecer de maneira integrada com a necessária transição ecológica onde serão priorizadas as atividades econômicas de baixa emissão de carbono. Ao mesmo tempo em que será adotada uma postura firme de fiscalização ambiental para evitar que atividades comercias gerem impactos na estrutura da cidade.
Vamos garantir capacitação profissional e fomento à infraestrutura do turismo, entendendo este setor como cadeia produtiva sustentável.


Encontrou algum erro? Entre em contato