MINAS GERAIS
Filmes alagoanos são selecionados para 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Três filmes alagoanos foram selecionados para serem exibidos na programação da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, a ser realizada na cidade histórica mineira entre 24 de janeiro e 1º de fevereiro de 2020.
Ao todo serão exibidos 80 curtas-metragens, vindos de 14 estados e espalhados por 10 seções gratuitas. Os filmes representantes de Alagoas são: A Barca, de Nilton Resende; Ilhas de Calor, de Ulisses Arthur e Trincheira, de Paulo Silver
São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Paraíba, Tocantins, Espírito Santo e Sergipe também estarão representados na Mostra.
As películas serão apresentadas dentro das mostras Foco, Panorama, Foco Minas, A Imaginação como Potência, Formação, Jovem, Mostrinha e Praça.
A curadoria de curtas-metragens foi feita pelo pesquisador e professor Pedro Maciel Guimarães, pela crítica Camila Vieira e pela professora Tatiana Carvalho Costa.
Para Camila Vieira, outra característica dos filmes este ano é “a reconfiguração do realismo a partir de uma abertura para explorar elementos do artifício que inventam formas de fabulação, como em ‘A Felicidade Delas’ (Carol Rodrigues) e ‘A Viagem do seu Arlindo’ (Sheila Altoé)”.
“De um modo geral, as linhas estéticas nestes filmes propõem modos de fazer cinema numa conexão mais próxima com a temática da Mostra, ‘A imaginação como potência’, e isso está espalhado pela grade de programação, e não apenas nas sessões temáticas”, explica.