LUTO

Caricaturista Lan morre aos 95 anos em Petrópolis, no RJ

Por Com Agência Brasil 05/11/2020 - 15:04
A- A+
Felipe Vasconcelos
Sítio onde viveu em Petrópolis, Lan mantinha um ateliê com 5 mil caricaturas
Sítio onde viveu em Petrópolis, Lan mantinha um ateliê com 5 mil caricaturas

O caricaturista Lan, de 95 anos, morreu na noite de ontem, 4, no Hospital SMH - Beneficência Portuguesa de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Ele estava internado desde o dia 26 de setembro de 2020. O hospital não informou a causa da morte.

Nascido na Itália e radicado no Rio de Janeiro, Lanfranco Aldo Ricardo Rossini, ou simplesmente Lan, é um dos artistas que ajudaram a criar a iconografia que representa o Brasil em todo o mundo. Nascido em 1925, ainda criança foi morar no Uruguai, onde desenvolveu um estilo único de desenhar. Lan chegou a trabalhar também em outros países como Argentina, Uruguai e França, onde atuou como jornalista gráfico, mas foi pelo Brasil que se apaixonou.

Há 45 anos ele havia encontrado em Petrópolis um refúgio onde viveu com a mulher, Olívia Marinho. Em sua casa, que fica no distrito de Pedro do Rio, mantinha um ateliê com mais de 5 mil caricaturas.

Apaixonado pelo Brasil, em 1952 Lan foi convidado pelo jornalista Samuel Wainer para trabalhar no jornal Última Hora. Antes passou pela redação de jornais como Mundo uruguaio e El País, onde trabalhou como caricaturista. Amigo dos criadores da Bossa Nova, Lan fez caricatura memoráveis de artistas como Tom Jobim, Milton Nascimento e Chico Buarque. Uma das marcas de seus trabalhos são as curvas sinuosas utilizadas para retratar as mulheres brasileiras.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato