PREMIAÇÃO
Confira a lista de vencedores do 16º Prêmio APTR de Teatro
A noite desta segunda-feira, 6, marcou o retorno da celebração presencial do Prêmio APTR de Teatro após dois anos de pandemia. Em sua 16ª edição, o evento ocorreu no Teatro Claro Rio, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro.
Os atores Eduardo Moscovis e Cris Vianna comandaram a apresentação. Mesmo com o retorno do público presencial, a cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Associação dos Produtores de Teatro (APTR).
Ao todo, foram 15 categorias que contemplaram 37 peças de teatro que estiveram em cartaz no último ano em todo o País.Entre os vencedores, 13 foram escolhidos pelo júri. O prêmio Especial foi eleito por membros da comissão. Já o prêmio de Produção foi votado pelos associados da APTR e contemplou apenas peças realizadas presencialmente no último ano.
No início da cerimônia, ocorreu um tributo aos 100 anos do nascimento de Bibi Ferreira. Depois, as atrizes Izabella Bicalho, Ana Carbatti e Ana Paula Black subiram no palco cantando Gota d’Água, de Chico Buarque, acompanhadas pela Orquestra Maré do Amanhã - composta por 40 músicos e regida pelo maestro Filipe Köchem.
A orquestra permaneceu no palco e realizou a trilha de toda a cerimônia junto às participações especiais. Ao longo da noite, o evento ainda contou com quatro homenagens, todas elas com direito a um número musical.
A primeira da noite foi para o ator Antônio Pedro, que foi reverenciado por Vilma Melo e Édio Nunes com a canção Samba do Avião, de Tom Jobim. Depois, Suely Franco foi homenageada por Sérgio Loroza e Bruce Gomlevsky com a canção Metamorfose Ambulante, de Raul Seixas.
Em seguida, foi a vez do ator Emiliano Queiroz, que marcou o teatro brasileiro como Geni na peça Ópera do Malandro. A canção da personagem no espetáculo, Geni e o Zepelim, escrita por Chico Buarque, foi interpretada por Letícia Sabatella.
Por fim, Miriam Mehler recebeu a homenagem de Lilian Valeska, Luísa Loroza e Letícia Soares. As três cantaram Carcará, de João do Vale e Jose Candido.A noite encerrou com o Grupo Negra Palavra interpretando a música Merda, de Caetano Veloso, e chamando todos os presentes para cantarem juntos. Uma homenagem ao teatro e a todos que trabalham e dedicam suas vidas a essa arte.