TELEVISÃO
William Bonner se despede do Jornal Nacional após 29 anos
Globo anuncia mudanças em seus telejornais a partir de novembro
O Jornal Nacional completa 56 anos nesta segunda-feira, 1º, em meio a um anúncio histórico: a despedida de William Bonner, que comandou a bancada do telejornal por 29 anos, sendo também editor-chefe nos últimos 26. Bonner ficará à frente do JN até segunda-feira, 3 de novembro, quando César Tralli assumirá o posto de âncora ao lado de Renata Vasconcellos.
A atual editora-chefe adjunta, Cristiana Sousa Cruz, que trabalha há seis anos ao lado de Bonner, será a nova editora-chefe do telejornal. A partir de 2026, Bonner e Sandra Annenberg passarão a apresentar o Globo Repórter. As mudanças envolvem também outros programas jornalísticos da Globo. Roberto Kovalick será o novo apresentador do Jornal Hoje, enquanto Tiago Scheuer ficará à frente do Hora Um.
“Esse aniversário do JN não tem número redondo, lançamento de livro, série especial de reportagens. E, mesmo assim, foi o que consumiu mais tempo pra ser preparado. Foram cinco anos, desde a minha primeira conversa com a direção do jornalismo sobre o desejo de reduzir a carga horária e as responsabilidades exigidas pela chefia e pela apresentação do JN”, afirmou Bonner.
César Tralli, que acumula quase 33 anos de trajetória na Globo, destacou a responsabilidade de assumir a bancada. “Me sinto extremamente honrado. E ao mesmo tempo desafiado pela responsabilidade desta nova função (...) Espero, portanto, honrar a nova missão no JN”.
Renata Vasconcellos ressaltou a importância da transição. “Depois de mais de uma década de parceria incansável com William Bonner na bancada do Jornal Nacional, é com um imenso prazer que eu recebo César Tralli nessa nova etapa. Que sorte a minha poder trabalhar com profissionais que representam o melhor do telejornalismo brasileiro”.
Cristiana Sousa Cruz, por sua vez, comemorou a oportunidade. “Assumir o comando do Jornal Nacional é uma grande honra. E receber essa missão nos 60 anos da TV Globo tem um significado muito especial para mim. É a realização de um sonho profissional”.
Sandra Annenberg, que dividirá o Globo Repórter com Bonner a partir do próximo ano, também celebrou: “Estou muito feliz com a chegada do William ao Globo Repórter! Somos amigos de longa data e voltaremos a trabalhar juntos”.