FÓRMULA 1
Quem é Toto Wolff, chefe da Mercedes filmado imitando Fernando Alonso
chefe da Mercedes Toto Wolf virou um dos assuntos mais comentados neste domingo
O chefe da Mercedes Toto Wolff virou um dos assuntos mais comentados neste domingo, 18, ao imitar o piloto de Fórmula 1 Fernando Alonso durante o GP do Canadá, mas a final, quem é Toto?
Christian "Toto" Wolff teve uma carreira de piloto sem o sucesso que gostaria. O austríaco nascido em Viena, na Áustria, em 12 de janeiro de 1972, é descrito pelo site oficial da Mercedes como o CEO, chefe de equipe e co-proprietário da Mercedes-AMG Petronas F1. Hoje, aos 50 anos, detém 33% dos direitos da empresa.
Com origem humilde, foi nas pistas que tudo começou para Toto. Aos 17 anos, ele se apaixonou pelo automobilismo ao assistir o amigo competir em Nürburgring, na Alemanha. Três anos depois, passou a disputar ralis nacionais, carros de turismo e campeonatos mundiais de corrida GT, de acordo com o portal oficial da Mercedes. Em seu currículo, contabiliza 24 Horas de Nürburgring e Spa, na Bélgica, as 6 Horas, além de ser vencedor geral das 24 Horas em Dubai. O austríaco decidiu abandonar as pistas em 1994 já que não obteve grande sucesso.
Atualmente ele é o chefe de equipe e CEO da equipe de Fórmula 1 Mercedes-AMG Petronas, da qual possui 33% das ações. Ele ocupa uma posição única entre os chefes de equipe da Fórmula 1, sendo simultaneamente responsável pelas operações da equipe e um dos proprietários da Mercedes.
Antes de ingressar na Mercedes, Wolff também possuía ações na equipe Williams. Em 2013, ele deixou a Williams e tornou-se diretor executivo da equipe Mercedes em Brackley. Wolff vendeu todas as suas ações na Williams em um momento posterior.
Sob a liderança de Wolff, a Mercedes conquistou oito títulos consecutivos de construtores entre 2014 e 2021, estabelecendo um recorde na história da Fórmula 1. Durante esse período, a equipe também conquistou sete títulos de pilotos.
Além de suas atividades na Fórmula 1, Wolff teve experiência no setor bancário e como investidor em empresas de capital de risco. Em 2009, ele fundou uma empresa de gerenciamento de pilotos de corrida.
A participação de Wolff na Aston Martin também é mencionada, tendo adquirido 1% das ações da equipe em 2020. Sua participação na Aston Martin foi impulsionada pelo sucesso da série documental da Netflix "Drive to Survive", que aumentou sua exposição e contribuiu para o valor das equipes de Fórmula 1.
Toto Wolff imitando a Alonso JAJAJJAJApic.twitter.com/SGCu6cgt1o
— ElReyGuiri (@ElReyGuiri) June 18, 2023
Toto é casado?
Toto é casado desde 2011 com Susie Wolff, uma ex-piloto de testes da Fórmula 1 que, hoje, é chefe da equipe da Rokit Venturi Racing na Fórmula E da Mercedes. Da união, nasceu Jack em 10 de abril de 2017, hoje com 4 anos.
Entretanto, Susie é a segunda mulher de Toto. Ele foi casado por 10 anos com Stephanie, com quem teve dois filhos, Benedict e Rosa. Como o CEO não possui redes sociais e são raros os momentos através da Mercedes, praticamente não se encontram fotos da vida pessoal do austríaco.
Publicidade