Maratonista alagoano é destaque nacional

Por 07/09/2011 - 00:00
A- A+

O município de Paulo Jacinto, encravado entre as Zonas da Mata e Agreste Alagoano é conhecido como Terra da Chita e grande produtor de inhame. E foi este lugarejo de pouco mais de 7 mil habitantes que viu nascer e despontar para o mundo um dos seus filhos ilustres, o maratonista Damião Anselmo de Souza, casado, 31 anos. A carreira vitoriosa acumula várias conquistas. A mais recente foi a 3ª colocação na Meia Maratona do Rio de Janeiro dia 22 de agosto, batendo o recorde da prova entre os brasileiros que participaram da corrida. Para se ter uma ideia do potencial do atleta, em 17 provas disputadas o ano passado, ele subiu ao pódio por 11 vezes. Agora, seu maior desafio é conquistar índice para o PAN de Guadalajara, no México.

De família simples, o jovem diz que tudo o que tem acontecido em sua vida era porque tinha que acontecer, já que não entendia nada de esporte. Mas, foi quando deixou a roça e passou a morar na cidade de Paulo Jacinto que tudo começou. O gosto pelo esporte veio aos 23 anos após uma competição em 2002 na escola em que estudava (Escola Souza Barbosa) onde foi o segundo colocado e ganhou uma camiseta como prêmio. A partir daí não parou mais e a corrida virou profissão.

Damião diz que fica feliz quando é reconhecido nas ruas. Desde o começo, em Paulo Jacinto, não era diferente. Quando acontecia qualquer competição na cidade e ele participava, as pessoas ficavam nas portas de casa ou nas praças para ver Damião passar e vencer. A chegada aos pódios foi rápida. Virou atração principal, mas logo o lugar ficou pequeno para tanto talento e Damião se mudou em 2003 para Maceió em busca de aperfeiçoamento. E desta experiência destaca o apoio do professor e treinador Mário. Ele recorda que morava no Estádio Rei Pelé e a noite estudava. Há cinco anos foi convidado a fazer um teste na equipe Pé de Vento, no Rio de Janeiro e não voltou mais.

"Tudo que consegui em minha vida foi por incentivo. O esporte me ofereceu condições de ser reconhecido no Brasil e mostrou que cada um tem que procurar vencer os desafios", disse o marato-nista. Em entrevista ao Jornal Nacional, ao conquistar o 3º lugar na Meia Maratona do Rio, onde venceu 19 mil corredores, Damião acrescentou que depois de passar por tantas profissões o que mais gostou de fazer do que fez até agora foi correr. "Eu já brotei mata, arranquei toco, já cortei cabelo, já fui vaqueiro também, mas o que mais gostei foi correr."
E por onde passa, o atleta fala com orgulho de sua origem e de como tudo começou e diz que é uma honra servir de incentivo aos jovens. "Acho importante passar nossa trajetória para os jovens, mostrar a eles que todo início é doloroso, que o atleta precisa superar as dificuldades e acreditar que pode alcançar seus objetivos. Como nordestino, sirvo de exemplo. Saí para treinar no Rio de Janeiro e hoje os resultados estão aparecendo."

E na pequena Paulo Jacinto sempre que Damião aparece em rede nacional as pessoas se orgulham em dizer que é filho da terrinha. E até quem mora além das fronteiras fala do exemplo que o atleta é para os jovens. Foi o caso do economista Cícero Ramos, natural de Paulo Jacinto, e que mora em Brasília há alguns anos. Ao assistir a corrida em que Damião foi o melhor brasileiro colocado tratou de ligar para a redação do jornal Extra, em Alagoas, para sugerir uma reportagem com o conterrâneo. "É um exemplo para os jovens e merece ter o talento reco-nhecido", disse Ramos.

Em Alagoas, os irmãos Cosme e Damião são reco-nhecidos pelo talento. Já foram recebidos no Palácio pelo governador Teotonio Vilela e quando Damião venceu a "Meia Maratona Internacional de SP foi ho-menageados em Paulo Jacinto com banda de música, trio elétrico e uma multidão aplaudindo ao campeão. "Ser reconhecido em minha terra foi uma emoção que não tem explicação", relembra o atleta. Na verdade, Damião ficou famoso em sua cidade natal por ter um irmão gêmeo chamado Cosme que também é corredor. Inclusive, foi o 12º colocado na Meia Maratona do Rio.

Alguns resultadosde Damião

Campeão do 46º Campeonato Sul-Americano de Atletismo, Lima (Peru)
Campeão da Meia Maratona Internacional de São Paulo 2009
Vice-campeão brasileiro adulto de cross country 12km 2008
Vice-campeão da Meia Maratona Praia Grande 2008
Vice-campeão dos 10km São Paulo Classic 2008

Encontrou algum erro? Entre em contato