ESPAÇO
Equipamento da Nasa consegue extrair oxigênio em Marte pela 1ª vez
Esse processo é muito mais seguro, barato e rápido do que transportar enormes quantidades de oxigênio
A Nasa, que é responsável pelo rover Perseverance, afirmou nesta quarta-feira (22/4), que o veículo foi o primeiro equipamento a produzir oxigênio em marte. Ele também foi o responsável por gravar o primeiro vídeo do planeta e fazer o primeiro helicóptero autônomo decolar por lá.
Esse processo realizado pelo rover Perseverance é muito mais seguro, barato e rápido do que transportar enormes quantidades do elemento a partir de foguetes, por exemplo. Afinal, gerar oxigênio a partir de uma substância já presente em Marte é vista como uma enorme conquista.
O oxigênio é muito importante pois é usado como oxidante nos foguetes para “queimar” combustível. A Nasa informa que para tirar quatro astronautas da superfície marciana é preciso de 7 toneladas de combustível e 25 toneladas de oxigênio.
O Moxie produziu no seu primeiro projeto demonstrativo em Marte uma quantidade de apenas 5 gramas de oxigênio, o que poderia ser usado por um astronauta para respirar por apenas 10 minutos. Todavia, o equipamento é capaz de gerar até 10 gramas de oxigênio por hora.
Publicidade