CELEBRAÇÃO CATÓLICA

Saiba por que 12 de outubro é feriado nacional no Brasil

Data celebra Nossa Senhora de Aparecida e é também o Dia das Crianças
Por Redação 10/10/2023 - 06:10

ACESSIBILIDADE

Antonio Cruz/Agência Brasil
Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora Aparecida

O Dia de Nossa Senhora Aparecida é celebrado nesta quarta-feira em homenagem à padroeira do Brasil. no mesmo dia é comemorado Dia das Crianças, uma celebração que atrai a atenção do comércio. A data é feriado nacional desde 1980 e é uma reverência às festas e celebrações católicas que têm uma presença marcante em todas as regiões do Brasil. 

A escolha de Nossa Senhora Aparecida como a padroeira do Brasil ocorreu de forma natural, pois a população já a considerava sua padroeira desde o século XVIII. No entanto, o dia 12 de outubro, que coincide com o dia da padroeira, foi oficializado como feriado nacional em grande parte devido à visita do Papa João Paulo II ao Brasil em 1980.

O carinhoso apelido "João de Deus" dado pelos brasileiros ao papa demonstra a devoção do país à figura religiosa. Nesse contexto, o então presidente da República, João Batista Figueiredo, que era o último dos generais a comandar o país na era da ditadura militar iniciada em 1964, emitiu um decreto transformando o dia da padroeira em feriado nacional. Dessa forma, o primeiro feriado em honra a Nossa Senhora Aparecida foi celebrado em 12 de outubro de 1980.

Vale destacar que a igreja católica já havia consagrado a santa como padroeira do país em 1930, através de um decreto assinado pelo Papa Pio XI em 16 de julho daquele ano. O gesto do Papa João Paulo II, portanto, ratificou a escolha da população católica brasileira, que já havia há muito tempo selecionado a santa como a padroeira do Brasil.

Em 1953, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) oficializou o 12 de outubro como o dia dedicado a Nossa Senhora Aparecida.

A história tradicional conta que em outubro de 1717, três pescadores, João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, trabalhavam no rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Após inúmeras tentativas frustradas de pescar peixes, ao puxarem a rede, encontraram uma imagem que se acredita ser de Nossa Senhora da Conceição, feita em terracota. A imagem, que tinha 2,5 kg e 36 cm de altura, estava danificada. Acredita-se que, após retirarem a imagem da rede, os pescadores tiveram a pescaria mais abundante de suas vidas.

Os fragmentos da estátua foram posteriormente restaurados com cera pelos familiares dos pescadores, como um gesto de agradecimento pelo "milagre dos peixes."

A imagem passou a ser venerada como "aparecida" devido ao fato de ter aparecido inesperadamente. O nome pegou e deu origem ao município de Aparecida, que faz alusão à santa, embora tenha sido fundado apenas em 1928.

Em geral, imagens como Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Conceição e outras representam a Virgem Maria, mãe de Jesus. Os diferentes nomes das santas geralmente indicam o local onde começaram a ser cultuadas. No entanto, no Brasil, o nome "Aparecida" é uma referência direta à forma como a imagem foi encontrada, tornando-se um símbolo poderoso da devoção religiosa no país.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato