REDES SOCIAIS

Instagram para adolescentes: veja como vai funcionar nova ferramenta

De acordo com a Meta, mudanças vão entrar em vigor no Brasil a partir de janeiro de 2025
Por Redação 17/09/2024 - 19:24

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
As contas de adolescentes terão uma proteção maior, limitando os conteúdos que os usuários podem ver e quem poderá entrar em contato com eles
As contas de adolescentes terão uma proteção maior, limitando os conteúdos que os usuários podem ver e quem poderá entrar em contato com eles

A Meta, empresa responsável por redes sociais como Facebook e WhatsApp, anunciou mudanças nas contas de menores de 16 anos no Instagram. As contas de adolescentes terão uma proteção maior, limitando os conteúdos que os usuários podem ver e quem poderá entrar em contato com eles. Segundo a Meta, as mudanças entrarão em vigor no Brasil e na América Latina a partir de janeiro de 2025. A empresa também afirmou que pretende levar recursos semelhantes para outras plataformas, como Facebook, WhatsApp e Threads.

Os jovens que possuem contas na rede social serão automaticamente incluídos nessa nova categoria e precisarão da autorização de um dos pais ou responsáveis para alterar as configurações impostas. Além disso, as Contas de Adolescente terão acesso a um recurso exclusivo que permitirá selecionar os tópicos que aparecerão na aba "Explorar" e nas recomendações.

Nas contas privadas, novos seguidores precisarão ser aceitos, e pessoas que não seguem o usuário não poderão ver seu conteúdo nem interagir com ele. Quanto às mensagens, os adolescentes só poderão receber mensagens de pessoas que já seguem ou com quem já estejam conectados.

Em relação a conteúdos sensíveis, os adolescentes serão automaticamente incluídos nas configurações mais restritivas do controle de conteúdo sensível do Instagram. Isso limitará a exibição de conteúdos delicados (como brigas ou promoção de procedimentos estéticos) nas abas "Explorar" e "Reels", por exemplo. Além disso, os adolescentes só poderão ser marcados ou mencionados por pessoas que seguem. Palavras e frases ofensivas também serão filtradas dos comentários e das solicitações de DMs.

A nova configuração também incluirá lembretes de limite de tempo: os adolescentes receberão notificações para saírem do aplicativo após 60 minutos de uso diário. O Modo Noturno será ativado entre 22h e 7h, silenciando as notificações e enviando respostas automáticas nas DMs.

Para modificar qualquer uma dessas configurações, adolescentes menores de 16 anos precisarão da permissão dos responsáveis. Para isso, é necessário configurar a supervisão parental no aplicativo, permitindo que os responsáveis aprovem ou neguem as solicitações de alteração ou permitam que os próprios adolescentes gerenciem suas configurações.

Caso os pais ou responsáveis desejem mais controle sobre a experiência dos filhos no Instagram, podem habilitar o recurso de supervisão que permite:

- Ver com quem os filhos adolescentes estão conversando (embora sem acesso ao conteúdo das mensagens);

- Definir limites de tempo diário no aplicativo;

- Impedir o uso em períodos específicos;

- Acompanhar os tópicos que seus filhos estão seguindo.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato