SÍRIA

Rússia sinaliza cooperação com EUA em bombardeios na Síria

Por 07/10/2015 - 09:27

ACESSIBILIDADE


A Rússia sinalizou nesta quarta-feira que pode trabalhar em conjunto com os Estados Unidos na coordenação dos bombardeios na Síria. Aviões russos realizam ataques aéreos desde a semana passada em território sírio, em uma iniciativa que não contou com a aprovação de Washington. Os bombardeios russos foram criticados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) por atingirem principalmente a oposição ao regime de Bashar Assad - incluindo grupos apoiados pelos EUA -, deixando alvos do Estado Islâmico (EI) em segundo plano.

Nesta quarta, porém, o porta-voz do ministério da Defesa da Rússia declarou que Moscou e Washington podem coordenar as operações contra o EI. "O ministério da Defesa respondeu às demandas do Pentágono e examinou as propostas americanas sobre a coordenação das operações como parte da luta contra o grupo terrorista Estado Islâmico no território sírio", disse o general Igor Konashenkov. ""Estas propostas podem ser aplicadas", completou.

Na semana passada, autoridades americanas e russas se reuniram para tentar evitar qualquer potencial incidente no espaço aéreo da Síria.

Novos bombardeios - Apesar do discurso de aproximação de Moscou, o governo russo segue com bombardeando a oposição síria. Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, que monitora o conflito civil no país, a avião russa lançou nesta quarta ataques aéreos contra rebeldes nas províncias de Hama e Idlib, que foram seguidos pelo avanço de tropas de Assad por terra.

Fonte: Veja


Encontrou algum erro? Entre em contato