BRIGA

Entenda porque o grupo Hamas atacou Israel

Conflitos entre Israel e Palestina remontam à primeira metade do século XX e foram iniciados pela disputa em torno do território palestino
Por Redação 07/10/2023 - 13:04

ACESSIBILIDADE


O Hamas assumiu a autoria dos ataques em Israel que já deixam dezenas de mortos e centenas de feridos. O grupo é a maior organização islâmica nos territórios palestinos e é considerado terrorista.

O conflito entre Israel e Palestina se estende há décadas. Em sua forma moderna remonta a 1947, quando as Nações Unidas propuseram a criação de dois Estados, um judeu e um árabe, na Palestina sob mandato britânico. Israel foi proclamado no ano seguinte. Desde então, há uma disputa por território e o Hamas faz frente nessa disputa.

"Historicamente falando, o conflito entre israelenses e palestinos se explica pelo controle da Palestina. Embora exista a questão da religião, que importa muito mais quando o assunto é Jerusalém, a rivalidade entre israelenses e palestinos tem motivos políticos, principalmente, e que envolvem o controle daquele território.

Mais recentemente falando, muitos analistas apontam que o confronto atualmente envolve novos aspectos, os quais estão em torno da maneira violenta pela qual Israel trata a população palestina que reside seja em Israel, seja nos territórios palestinos da Cisjordânia e da Faixa de Gaza.

Em 2021, o conflito entre o Hamas e Israel escalou novamente, com os dois lados lançando mísseis após um grupo de palestinos ter sido impedido de entrar no complexo da mesquita Al-Aqsa, em Jerusalém. Este local sagrado para o Islã é também conhecido como Monte do Templo no judaísmo e tem sido um ponto de conflito recorrente entre israelenses e palestinos. A reivindicação de Jerusalém Oriental como futura capital de um Estado palestino independente continua a ser uma questão central do conflito.


Encontrou algum erro? Entre em contato