GUERRA

Quem é Yahya Sinwar, o chefe do Hamas em Gaza procurado por Israel

Sinwar foi o comandante do ataque contra Israel que desencadeou a guerra, que já deixou quase 1,7 mil mortos
Por Redação 10/10/2023 - 18:40

ACESSIBILIDADE


O porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF), Daniel Hagari, disse em uma entrevista coletiva à imprensa na segunda-feira, 9, que “Yahya Sinwar é um homem morto”. Sinwar foi o comandante do ataque contra Israel que desencadeou a guerra, que já deixou quase 1,7 mil mortos.

Yahya Sinwar tomou a liderança do grupo Hamas na região da Faixa de Gaza em 2017. Nascido em Khan Younis, ele tem 60 anos de idade, dos quais passou 23 em prisões israelenses. O líder do Hamas enfrentou quatro condenações à prisão perpétua por envolvimento na morte de dois soldados da IDF. Em 2011, foi libertado juntamente com 1.026 prisioneiros palestinos em troca do soldado israelense Gilad Shalit, que havia sido sequestrado pelo Hamas.

Recentemente, forças israelenses buscaram localizar Sinwar, dirigindo ataques à sua residência e escritório, porém, o líder do Hamas permaneceu ileso. Esta não é a primeira vez que Israel procura líderes do Hamas. Nos primeiros anos do século 21, ordenou o assassinato de dois comandantes do grupo: Ahmed Yassin, o fundador do Hamas, em 2002, e Abdel Aziz Rantissi, em 2004.

Hamas é a sigla para "Movimento de Resistência Islâmica", nome do grupo militante islâmico palestino que governa atualmente a Faixa de Gaza. O movimento tem um braço filantrópico, que presta serviços sociais ao povo palestino, um braço político e um braço armado, o mais conhecido dos três. O Hamas não reconhece Israel como país, e passou a governar a Faixa de Gaza em 2007, após diminuição do poder da Autoridade Nacional Palestina (ANP). Hamas e Israel já se enfrentaram diversas vezes.

Publicidade

Continua após a publicidade





Encontrou algum erro? Entre em contato