países aliados

Quem apoia Ucrânia deve criar fórmula da paz, diz Volodymyr Zelensky

Afirmação foi feita na habitual mensagem noturna em vídeo
Por Agência Brasil 03/01/2024 - 08:39
Atualização: 03/01/2024 - 08:48

ACESSIBILIDADE

Reprodução/Youtube
Zelensky
Zelensky

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, insta a intensificação dos esforços diplomáticos para pôr fim ao conflito em seu país. Em uma mensagem noturna em vídeo, ele expressou gratidão aos países que fornecem apoio militar contra os ataques aéreos russos, enfatizando a necessidade de uma abordagem pacífica. Zelensky alertou sobre a recente escalada, mencionando que a Rússia lançou quase 300 mísseis e mais de 200 drones nos últimos cinco dias.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, criticou a postura russa, destacando que a intensidade dos ataques com drones evidencia a falta de interesse de Moscou pela paz. Em uma mensagem nas redes sociais, Michel enfatizou o apoio contínuo da União Europeia à Ucrânia, ressaltando a resiliência do povo ucraniano.

As autoridades russas afirmam ter neutralizado uma dúzia de mísseis ucranianos em direção a Belgorod. Explosões também foram relatadas na Crimeia ocupada, com pelo menos um míssil ucraniano abatido sobre o porto local. O ataque ucraniano à cidade fronteiriça de Belgorod foi aparentemente frustrado, com o sistema de defesa aérea da região interceptando vários alvos aéreos. 

A situação continua tensa, com relatos de alertas de mísseis e vítimas em Belgorod. O Ministério da Defesa de Moscou afirma ter interceptado e destruído pelo menos 12 mísseis ucranianos.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato