IMPACTO NO BOLSO

Material escolar: veja os preços dos itens em Maceió

Procon divulgou uma pesquisa de preços de 37 itens
Por Redação 08/01/2024 - 18:45
Atualização: 08/01/2024 - 19:06
A- A+
Rovena Rosa/Agência Brasil
Material escolar
Material escolar

Início de ano é época em que surgem várias despesas extras, como o material escolar. As famílias costumam receber das escolas listas com os itens à serem entregues, mas é preciso estar atento ao que pode ser pedido e à diferença de valores a depender do estabelecimento. Procon Maceió divulgou nesta segunda-feira, 8 de janeiro, uma pesquisa de preços de 37 itens que constam das listas elaboradas pelas escolas da capital.

O levantamento foi feito em seis papelarias na última semana de 2023 e na primeira de 2024. Entre os materiais mais procurados pelos consumidores e que tiveram um aumento considerável de preço, em relação ao ano passado, estão as canetas esferográficas (preta, azul ou vermelha), cadernos 12 matérias e lápis de cor 12 cores, que variam de 42,12% a 78,69% a depender do produto.

Clique aqui para conferir a pesquisa.

Já em comparação aos preços, as caixas de lápis de cores de 12 cores, por exemplo, têm custo de R$4,60 e podem chegar até R$ 45,55, com variação de mais de 890,21% de diferença a depender da marca do produto.

"Indicamos também a compra com outros pais, em grupo, sempre negociando descontos na loja escolhida. Ainda, vale a pena o consumidor verificar se já tem em casa material que pode continuar sendo utilizando, devendo pesquisar o preço dos demais antes de ir compras“, orienta a diretora do Procon Maceió, Cecília Wanderley.

Segundo o Procon Maceió, as escolas podem pedir apenas materiais de uso individual, e não os que são de uso coletivo, devendo o consumidor atentar às quantidades solicitadas. O órgão disponibilizou listas com o que pode e o que não pode ser pedido nas listas entregues pelas escolas.

Em caso de dúvidas em relação aos direitos, ou para realizar denúncia, os consumidores podem entrar em contato com o Procon Maceió através dos canais de atendimento através do ProconZap (82) 98882-8326 ou 0800 082 4567

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato