IGREJA CATÓLICA

Papa aceita e Dom Antônio Muniz renuncia ao posto de arcebispo de Maceió

Dom Carlos Alberto Breis Pereira assume Arquidiocese da capital
Por Redação 03/04/2024 - 08:55

ACESSIBILIDADE

Secom/Arquidiocese de Maceió
O então arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz
O então arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz

O Papa Francisco aceitou, nesta quarta-feira, 3, a renúncia do arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz. Assumindo o comando da Arquidiocese está o arcebispo Dom Carlos Alberto Breis Pereira, anteriormente arcebispo coadjutor. A renúncia, apresentada por Dom Antônio ao Vaticano, foi referendada pelo papa.

A Arquidiocese, que abrange Maceió e outros 37 municípios de Alagoas, recebeu saudações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para Dom Beto e agradecimentos a Dom Antônio.

Dom Antônio Muniz, de 71 anos, renuncia por questões de saúde, segundo informações da CNBB, tornando-se arcebispo emérito. Em seu agradecimento, Muniz destacou seus 25 anos de dedicação à construção de uma Igreja comprometida com o anúncio do Evangelho e a caridade cristã.

Dom Beto, frade franciscano, já vinha auxiliando como coadjutor e agora assume integralmente a Arquidiocese. Desde 2007, quando Dom Muniz chegou, a Arquidiocese praticamente dobrou de tamanho, passando de 62 para 107 paróquias, áreas pastorais e quase paróquias.


Encontrou algum erro? Entre em contato