MEIO AMBIENTE

Peixes são encontrados mortos próximo a minas da Braskem em Maceió

Manchas escuras também voltaram a aparecer na região das minas 18 e 27
Por Redação 01/11/2024 - 21:26

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Defesa Civil e pesquisadores da Ufal estiveram no local para a coleta de amostras e posterior análise
Defesa Civil e pesquisadores da Ufal estiveram no local para a coleta de amostras e posterior análise

Imagens que circulam nas redes sociais mostram peixes encontrados mortos na Lagoa Mundaú, próximo à região das Minas 18 e 27, da Braskem. Manchas que apareceram na região em setembro voltaram a aparecer e parecem aumentadas.

O vídeo foi divulgado pelo canal "Ewerton Drone MCZ" no YouTube na quinta-feira, 31. Em nota, a Defesa Civil de Maceió informou que técnicos já estiveram no local na manhã desta sexta-feira, 1, acompanhados por uma equipe da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). 


A Defesa Civil salientou que não houve movimentação atípica registrada pelos equipamentos de monitoramento e informou que enviou um ofício para o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), solicitando informações sobre o caso e a coleta de material para posterior análise. Ainda não há informações sobre quando os resultados das análises devem ser divulgados. 

A Mina 18, localizada no bairro do Mutange, sofreu um colapso no dia 10 de dezembro do ano passado. Já a Mina 27 fica situada na região onde funcionava o antigo Hospital Psiquiátrico José Lopes, entre os bairros de Bebedouro e Bom Parto, e teve os trabalhos de preenchimento paralisados após a detecção de um desnível no solo na área. O local está sendo monitorado.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato