MOBILIDADE URBANA

Implantação do BRT em Maceió avança com vistoria do banco financiador

BRT terá 28 km de faixas exclusivas ao longo de três avenidas da capital
Por Assessoria 12/05/2025 - 19:15
A- A+
Jonathan Lins
New Development Bank avalia o projeto antes da liberação oficial de recursos
New Development Bank avalia o projeto antes da liberação oficial de recursos

O projeto do BRT Maceió deu um passo importante nesta segunda-feira, 12, com o início da missão técnica do New Development Bank (NDB), banco internacional responsável pelo financiamento da obra. A equipe do NDB foi recebida pelo prefeito JHC e pelo vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Rodrigo Cunha, para discutir os aspectos técnicos e operacionais da implantação.

A visita faz parte da fase final de avaliação do projeto, etapa obrigatória antes da formalização do contrato de financiamento, prevista para o segundo semestre deste ano. Até o dia 21 de maio, técnicos do banco estarão na capital analisando documentos, cronogramas, planos de execução e impactos da obra.

“Essa missão é fundamental para garantirmos que tudo está conforme o planejado e possamos avançar para a liberação oficial dos recursos”, explicou Yang Ji, líder do projeto pelo NDB.

Segundo a prefeitura, o diálogo com o banco marca um avanço concreto na execução do BRT, que terá 28 km de faixas exclusivas ao longo das avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. A previsão é que o novo sistema beneficie mais de 600 mil usuários do transporte coletivo diariamente.

“O BRT Maceió está saindo do papel. Esse momento com o banco mostra que estamos na reta final dos trâmites técnicos. É a virada de chave para a mobilidade urbana da cidade”, afirmou o prefeito JHC.

A prefeitura reforça que o BRT é parte de um plano maior de integração entre diferentes modais, com foco na redução do tempo de deslocamento, incentivo ao transporte público e melhoria da qualidade de vida da população.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato