EX-DEPUTADO

Mesa da Câmara cassa mandato de Paulo Maluf

Por UOL 22/08/2018 - 11:53

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira, 22, cassar o mandato de deputado federal de Paulo Maluf (PP-SP), que se encerraria no final do ano. 

A medida foi tomada após ser adiada por três vezes ao longo de agosto.  Maluf estava afastado das funções legislativas desde fevereiro deste ano. A perda de função do parlamentar havia sido determinada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em dezembro do ano passado.  

Na determinação da perda do mandato, os ministros do STF argumentaram que o regime fechado era incompatível com o exercício do mandato de deputado federal e, por isso, pediram para que a Mesa da Câmara declarasse a perda da função.  

Neste processo, a decisão não tem de ser submetida aos 513 deputados no plenário, cabendo exclusivamente aos membros da Mesa Diretora, responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa.  

Maluf foi condenado pelo STF pelo crime de lavagem de dinheiro desviado durante a gestão como prefeito de São Paulo. A pena é de 7 anos, 9 meses e 10 dias. Ele foi preso em 20 de dezembro e hoje cumpre prisão domiciliar após pedido por motivos de saúde.


Encontrou algum erro? Entre em contato