EM VISITA A MACEIÓ

Eduardo Leite sobre eleições: 'não serei o salvador da Pátria'

Governador do RS é um dos pré-candidatos à Presidência do Brasil
Por José Fernando Martins 17/07/2021 - 16:54
Atualização: 17/07/2021 - 17:10
A- A+
José Fernando
Eduardo Leite (de azul), ao lado de Pedro Vilela, Rodrigo Cunha e Tereza Nelma
Eduardo Leite (de azul), ao lado de Pedro Vilela, Rodrigo Cunha e Tereza Nelma

O PSDB já trabalha o nome do governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite para ser a aposta do partido nas eleições presidenciais de 2022. Leite ganhou destaque da mídia recentemente após assumir sua homossexualidade em rede nacional. Desde então, seu rosto tornou-se a estampa da possível terceira via, que deverá encarar o embate entre dois titãs: o ex-presidente Lula com o atual chefe de Estado, Jair Bolsonaro.

Em visita a Maceió, Leite concedeu uma breve coletiva à imprensa na tarde deste sábado, 17. Sobre o pleito do ano que vem, o pré-candidato fez questão de destacar: “não serei o salvador da Pátria”. Segundo ele, o Brasil sempre está em busca de heróis e mitos, o que tem sido um ato falho.

“Não adianta ganhar a eleição apenas por ganhar. Temos que pensar na governabilidade. Queremos ganhar a eleição dentro do clima que queremos governar depois”, disse. E complementou: “O PSDB vai discutir pautas sobre o Brasil que nós desejamos e sonhamos. Sou um governador millennial [geração nascida a partir dos anos 80 e, portanto, a primeira criada com a internet], posso até cometer novos erros, mas não os do passado, com o qual não temos qualquer compromisso”.

Leite ainda criticou o atual governo do Brasil chamando-o de catástrofe social. Disse ainda que Bolsonaro se alimenta da rejeição do presidente Lula, a quem também fez críticas: “Sequer foi capaz de construir uma nova liderança no seu partido”. Quanto à sua campanha, declarou que o Brasil precisa de nomes que tenham o objetivo de somar e não de dividir a nação. “Sem mitos”, reforçou.

O evento realizado em Maceió contou com a participação de diversos tucanos, como: o senador Rodrigo Cunha e os deputados federais Tereza Nelma e Pedro Vilela. 

Carreira na política

Eduardo Leite é o governador do Estado do Rio Grande do Sul, eleito com 3.128.317 votos – 53,62% dos votos válidos nas eleições de 2018. Nascido em Pelotas, em 10 de março de 1985, tem mandato até 2022. Chegou ao Palácio Piratini aos 33 anos de idade. É o governador mais jovem do Brasil. Leite começou cedo a trajetória na política. Foi prefeito de Pelotas entre 2013 e 2016, após receber 110 mil votos. Antes disso, foi secretário municipal, vereador e presidente da Câmara Municipal na mesma cidade.

Assista ao vídeo

Publicidade

Continua após a publicidade

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato