ALAGOAS

Servidores da Perícia Oficial paralisam atividades a partir de segunda-feira

Por Redação com assessoria 16/12/2021 - 12:06
Atualização: 16/12/2021 - 12:50
A- A+
Assessoria/Perícia Oficial
Prédio do IML, na cidade de Arapiraca
Prédio do IML, na cidade de Arapiraca

Os servidores da Perícia Oficial de Alagoas vão paralisar 50% das atividades por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, 20, e em protesto pela não implantação de uma pauta de reivindicação por parte do governo do estado. A decisão da greve ocorreu em assembleia geral da categoria na terça-feira, 14.

A categoria, que envolve peritos criminais, médicos legistas, odontolegistas, técnicos forense, papiloscopistas e auxiliares de pricias, aponta que as reivindicações discutidas com o governo são, basicamente a implementação de Bolsa Qualificação, a realização de concurso público para adequação à demanda de trabalho, viabilizando também a criação de um núcleo em Arapiraca; construção do novo Instituto de Criminalística junto ao novo IML da capital e atualização do auxílio alimentação.

"A medida [deflagração da greve] adotada visa sensibilizar o governo para que se atenda os pleitos da categoria, para que a sociedade não seja ainda mais penalizada (com a precarização dos serviços), visto que tais ajustes das condições de trabalho ensejarão melhora considerável na prestação dos serviços periciais", assinalam as categorias em nota.

De acordo com os profissionais, ao longo do segundo semestre de 2021 uma comissão de servidores da Perícia Oficial tentou  estabelecer, junto ao governo e por meio da SEPLAG e da SSP, um calendário de ações para a execução dos pleitos de interesse das categorias. "No entanto, mais uma vez, esses profissionais foram postos de lado", denunciam.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) informou que vem atendendo diversos sindicatos do Executivo alagoano para alinhar tratativas relacionadas às carreiras das categorias.

"Este ano foi aberta mesa de valorização com os representantes da Perícia Oficial para atender, dentro das possibilidades financeiras do nosso Estado, demandas importantes para o funcionalismo", esclareceu a pasta estadual.

Ainda de acordo com a Seplag, o "Governo do Estado segue compromissado com as demandas do funcionalismo e ressalta que, da mesma forma, a secretaria está sempre aberta ao diálogo".

Publicidade

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato