POLÍTICA
Lira responsabiliza o Senado por aumento de preços dos combustíveis

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) postou nesta manhã,16, em sua conta no Instagram, um recado onde responsabiliza o Senado pela redução nos preços dos combustíveis. Segundo o parlamentar, depende daquela Casa a aprovação do projeto que visa mitigar os efeitos dos aumentos nos preços.
Na última sexta-feira, 15, os governadores decidiram que vão descongelar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis.
A matéria citada por Lira muda a forma de cálculo do ICMS e já foi aprovada pela Câmara. Segundo ele, o projeto, enviado para análise dos senadores, virou “patinho feio e Geni da turma do mercado”. Lira afirmou que governadores resistiram em reduzir o ICMS no ano passado. “Registro também que fizemos nossa parte. Cobranças, dirijam-se ao Senado”, escreveu ele.
O anúncio do descongelamento do imposto foi feito pela assessoria do governador do Piauí e coordenador do Fórum Nacional de Governadores, Wellington Dias. “Há a maioria absoluta para manter o congelamento até 31 de janeiro”, afirmou.
“Fizemos nossa parte: congelamento do preço de referência para ICMS, não valorizaram este gesto concreto, não respeitaram o povo. A resposta foi aumento, aumento e mais aumento nos preços dos combustíveis. Assim, a maioria dos estados votou para manter a regra do ICMS até 31/01/22, considerando fechamento do governo para o diálogo e sucessivos aumentos do combustível sem preocupação do impacto econômico e social no aumento dos preços”, diz a nota.
Publicidade