Foto: Assessoria
Humberto Martins tem usando seu poder no STJ para ameaçar os desembargadores que oferecem resistência às suas investidas
O ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), voltou a investir contra os membros do Tribunal de Justiça de Alagoas para indicar seu candidato a desembargador na vaga da OAB pelo quinto constitucional.
Após forçar a mão e impor o último desembargador nomeado – Ivan Vasconcelos Brito - e o próximo presidente da Corte - Fernando Tourinho - o poderoso ministro agora quer a vaga da OAB para seu ex-assessor Eduardo Lopes, que integra a lista dos seis advogados mais votados para a disputa.
Eduardo Lopes é defensor público e ficou em quarto lugar na lista sêxtupla enviada ontem ao tribunal para escolha dos três finalistas. À sua frente estão os advogados Fábio Ferrário, Daniel Brabo e Lavínia Cavalcante, nessa ordem.
Mal acabou a contagem dos votos dos advogados, dia 8 último, Humberto Martins disparou telefonemas para os desembargadores indicando Eduardo Lopes como seu candidato. Pela forma como age, o ministro virou uma espécie de tutor do tribunal.
O poder do ministro reside na fraqueza de boa parte dos desembargadores que tem contas a acertar no STJ onde Martins reinará até 20 de agosto, quando será substituído na presidência da Corte Superior. No TJ quem não tem rabo preso é submisso aos favores de Martins; todos viraram reféns de suas fraquezas e são coagidos a cumprir as ordens do ministro.
Inconformados com a interferência indevida de Martins no tribunal e mais ainda com a forma direta de suas abordagens, os membros do TJ estariam se mobilizando para reagir aos abusos e dá um basta nessa situação desconfortável e intolerante.
O ministro tem usando seu poder no STJ para ameaçar os desembargadores que oferecem resistência às suas investidas. “Ou você faz isso, ou seu processo lá em cima vai andar”, tem dito Martins referindo-se as ações de improbidade contra magistrados que tramitam no STJ e CNJ.
Para escapar das pressões os desembargadores decidiram apressar a escolha da lista tríplice e marcaram para esta sexta-feira (15) uma sessão extraordinária do Pleno que vai decidir os nomes dos três candidatos finalistas. Espera-se que o tribunal mantenha a ordem da lista sêxtupla e escolha os três advogados mais votados.
Mantenha-se muito bem informado com as notícias mais importantes do dia de graça direto no Celular
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.