NO TWITTER

Calheiros comemora decisão do STF que enfraquece poder de Lira contra Lula

Ministro Gilmar Mendes excluiu os gastos com o Bolsa Família do teto de gastos
Por Bruno Fernandes 19/12/2022 - 09:02

ACESSIBILIDADE

Agência Senado
Gilmar Mendes
Gilmar Mendes

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) usou sua conta oficial no Twitter nesta segunda-feira, 19, para celebrar a decisão do ministro Gilmar Mendes, que exclui os gastos com o Bolsa Família do teto de gastos.

A decisão do ministro reduz drasticamente o poder de barganha do deputado Arthur Lira (PP-AL), em relação ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva mudando os rumos das últimas negociações.

"O STF acaba de decidir que a miséria humana não pode ser objeto de chantagem. Excluir do teto de gastos recursos para custear benefícios sociais de erradicação da pobreza prometidos pelo presidente Lula foi uma grande decisão do Min. Gilmar Mendes", escreveu.

Agindo como primeiro-ministro, Arthur Lira exige de Lula o apoio à sua reeleição para presidente da Câmara, a manutenção do famigerado orçamento secreto e ainda quer os ministérios da Saúde e Minas e Energia, além do comando de estatais.

A decisão do ministro ocorre no momento em que o próprio Supremo Tribunal Federal caminha para institucionalizar a roubalheira do orçamento secreto, que dá ao presidente da Câmara poderes para chantagear Lula e tornar o novo Governo refém da quadrilha do Centrão.

Publicidade

Continua após a publicidade



Encontrou algum erro? Entre em contato