XADREZ POLÍTICO
Qual partido ficará com a vaga de Deltan Dallagnol? Especialista explica
Deltan Dallagnol teve seu registro questionado devido a uma condenação do Tribunal de Contas da União
Nesta semana, após a cassação do deputado federal Deltan Dallagnol, do partido Podemos, surge a questão sobre quem assumirá a vaga deixada pelo parlamentar na Câmara dos Deputados. De acordo com informações fornecidas pelo advogado Adeilson Bezerra, especialista em estratégias políticas em Alagoas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve o número de votos recebidos pelo deputado cassado, que gira em torno de 300 mil.
No entanto, segundo Bezerra, a essência da Lei da Ficha Limpa estabelece que aqueles que foram condenados pela lei têm seus votos anulados. Isso levou a questão a ser analisada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que realizou uma retotalização dos votos e redistribuiu a vaga para o partido PL.
Deltan Dallagnol teve seu registro questionado devido a uma condenação do Tribunal de Contas da União (TCU) por gastos com diárias e passagens de outros procuradores da Lava Jato. Além disso, o ex-procurador da República pediu demissão do Ministério Público Federal em 2021, enquanto estava sendo alvo de 15 processos administrativos.
A redistribuição da vaga para o PL traz novas perspectivas e impactos na composição da Câmara dos Deputados, uma vez que a representação partidária sofrerá alterações. Agora, cabe ao partido PL indicar o nome que assumirá a vaga deixada por Deltan Dallagnol e dar continuidade ao trabalho parlamentar.
Publicidade