inconformado

Jair Bolsonaro tenta cassar mandato de Lula em ação no TSE

Objeto da ação é um ato promovido pela campanha de Lula em 2022
Por Redação 02/07/2024 - 09:01

ACESSIBILIDADE

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está tentando, via Justiça Eleitoral, cassar o mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma ação que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Bolsonaro recentemente apresentou seus últimos argumentos no processo, acusando Lula de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha presidencial de 2022.

O foco da ação é um evento promovido pela campanha de Lula em 2022, que reuniu artistas, músicos e intelectuais em apoio à sua candidatura. Bolsonaro argumenta que o então candidato teria realizado um “showmício”, um formato proibido pela legislação eleitoral.

Em sua defesa, Lula afirma que nenhum dos artistas que participaram do evento recebeu cachê, destacando que todos estavam presentes de forma voluntária e por apoio ao projeto político do atual presidente. O parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) também pediu o arquivamento da ação, alinhando-se à defesa de Lula.

Agora, a expectativa está em torno da decisão do relator do caso no TSE, ministro Raul Araújo, sobre liberar ou não a ação para julgamento no plenário.


Encontrou algum erro? Entre em contato