POLÍTICA
Lula se encontra com Lira no Alvorada para tratar de crise sobre emendas
Reunião atende a um pedido do presidente da Câmara dos DeputadosO presidente Lula (PT) deve se reunir ainda na noite desta segunda-feira, 19, com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em meio à crise das emendas parlamentares.
O encontro está marcado para acontecer no Palácio da Alvorada. Segundo o jornal "Folha de SP", a reunião acontece à pedido de Lira, que tinha solicitado na semana passada um encontro com o petista.
A ideia era tratar de outros temas, inclusive da sucessão da presidência da Câmara, mas acabou não ocorrendo diante das decisões do ministro Flavio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre as emendas parlamentares.
As decisões de Dino deflagraram uma nova crise entre os três Poderes. Para os parlamentares, o movimento de Dino teria respaldo de membros do governo federal. O Congresso estuda um pacote de medidas em resposta.
Já o governo Lula busca uma conciliação com o Congresso e trabalha em uma contraproposta. Mais cedo, Lula se reuniu com ministros e líderes de seu governo no Congresso para discutir uma solução para o impasse.
Está marcado para esta terça-feira, 20, um almoço organizado pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso, com os magistrados da corte, Lira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o governo federal, que será representado pelos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União).