POLÍTICA

Renan Filho: traficantes preferem aeroportos do Brasil “por serem melhores”

Oposição na Câmara quer que ministro dos Transportes explique a fala
Por Redação 05/11/2024 - 20:07

ACESSIBILIDADE

Bruno Fernandes
Declaração do ministro dos Transportes foi dada em uma entrevista
Declaração do ministro dos Transportes foi dada em uma entrevista

Deputados de oposição ao governo Lula (PT) querem que o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), explique uma fala dita em entrevista à BBC News. Na ocasião, o ministro disse que os traficantes de drogas preferem a "infraestrutura" portuária e aeroportuária brasileira.

Durante viagem na Europa na semana passada, o ministro concedeu entrevista à BBC News para falar sobre os projetos de ferrovias e rodovias brasileiras. Ao defender a estrutura brasileira, o emedebista disse:

“A droga inunda o Brasil por quê? Para acessar a nossa infraestrutura para ir para o mundo, porque os nossos portos e aeroportos são melhores. Eles não mandam droga pelos portos da Argentina, [lá] não tem porto. Mandam drogas pelos portos brasileiros para cá [Europa], que também são grandes consumidores".

O ministro complementou: “E por que eles usam a nossa infraestrutura? Porque ela é melhor, se não ia pela Colômbia mesmo, já produz ali e já mete no Pacífico, no Atlântico, que eles têm passagem para os dois lados, e manda para os Estados Unidos. Eles mandam também um pouquinho de avião, mas o Paraguai e a Bolívia mandam tudo para o Brasil”.

No pedido de convocação, o deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) que é necessária uma explicação urgente do auxiliar do presidente Lula.

“A convocação do ministro é fundamental para que ele explique, com detalhes, os dados que embasaram sua afirmação, além de fornecer informações sobre as medidas que o Ministério dos Transportes está adotando ou pretende implementar para reduzir o uso de portos e aeroportos brasileiros pelo crime organizado”, declarou o parlamentar.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato