novo aliado
Senador Renan Calheiros mira filiação de prefeito de Rio Largo ao MDB
Articulação busca fortalecer o partido para 2026 e enfraquecer a base de Arthur Lira
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) articula nos bastidores a filiação do prefeito de Rio Largo, Carlos Gonçalves, ao MDB. Embora a movimentação ainda esteja em estágio inicial, a estratégia envolve o apoio institucional do partido, a influência do Senado e da Câmara, além de parcerias com o governo estadual por meio de programas sociais.
O objetivo central da investida emedebista é garantir o apoio de Gonçalves aos candidatos do partido nas eleições de 2026 e, ao mesmo tempo, enfraquecer a base política do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), e de seu grupo em um dos principais colégios eleitorais de Alagoas.
Nos últimos dias, Gonçalves foi recebido em Brasília por Renan Calheiros e pelo ministro dos Transportes, Renan Filho. Segundo fontes, a relação entre o prefeito e o MDB tem sido positiva, mas ainda não houve um convite oficial para sua filiação à legenda.
Para Carlos Gonçalves, a troca de partido não está descartada. O prefeito enfrenta um cenário de isolamento político após o rompimento com o ex-prefeito Gilberto Gonçalves (PP), atual secretário de governo, o que também resultou no afastamento de Arthur Lira e na perda de acesso às emendas parlamentares.
A filiação ao MDB, portanto, poderia se tornar um caminho estratégico para garantir a continuidade de investimentos em Rio Largo, contando com o apoio do governo estadual, do Ministério dos Transportes e das emendas parlamentares de Renan Calheiros e Fernando Farias.