ELEIÇÕES 2026
Cotado para vice, Ronaldo Lessa pode compor chapa com Renan Filho
Movimento ganha força após lançamento do ministro para governo do Estado
O nome do vice-governador Ronaldo Lessa (PDT) começou a circular com força nos bastidores como possível companheiro de chapa do ministro Renan Filho (MDB) em uma eventual candidatura ao governo de Alagoas. A informação é do jornalista Ricardo Mota.
A articulação política, que envolve aliados dos grupos Calheiros e Dantas, ganhou corpo após a definição dos nomes de Renan Filho para o governo estadual e de Renan Calheiros para o Senado.
A proposta discutida por lideranças palacianas e parlamentares é que Lessa, que não demonstra intenção de renunciar ao cargo de vice-governador neste momento, assuma a candidatura a vice de Renan Filho.
Para viabilizar o arranjo, ele teria que deixar o cargo de forma temporária, abrindo espaço para um governador tampão — o que, por sua vez, liberaria o atual governador Paulo Dantas (MDB) para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026.
Apesar das dúvidas sobre a legalidade do movimento, interlocutores envolvidos na costura política não demonstram grandes preocupações jurídicas.
“A lei também é feita de interpretações, especialmente quando há interesses maiores em jogo”, comenta, reservadamente, um aliado próximo do núcleo palaciano.