bastidores
JHC mantém interlocução restrita e só atende ligações de Renan Filho
Prefeito de Maceió é alvo de queixas por não retornar ligações de aliados
Informações divulgadas pelo jornalista Voney Malta indicam que diversos políticos alagoanos têm relatado dificuldade para estabelecer contato com o prefeito de Maceió, JHC (PL), devido à ausência de retorno de ligações e à frequência de compromissos do gestor em Brasília.
Nos bastidores, parlamentares mencionam que o prefeito mantém interlocução direta apenas com o ministro dos Transportes e senador licenciado, Renan Filho (MDB). Ainda segundo Malta, JHC, Renan Filho e o prefeito de Recife, João Campos (PSB), estiveram recentemente no Palácio do Planalto.
A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, teria informado o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) sobre a presença dos três na sede do Executivo federal.
O jornalista também aponta que há expectativa sobre a migração partidária de JHC para o PSB, motivada por uma possível aliança com João Campos. A movimentação é considerada independente da eventual nomeação da tia do prefeito, Marluce Caldas, para o cargo de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
No ambiente político local, o afastamento de JHC tem sido observado por lideranças que aguardam definições sobre sua articulação com vistas ao cenário eleitoral de 2026.