XADREZ POLÍTICO
Com Renan Filho, Lula se encontra com caciques do MDB para tratar de 2026
Encontro ocorreu fora da agenda oficial, no Palácio do Planalto e incluiu outros dois nomes
O presidente Lula reuniu-se, na terça-feira, 29, com ministros e parlamentares do MDB para tratar das eleições presidenciais de 2026. O encontro ocorreu fora da agenda oficial, no Palácio do Planalto, e incluiu Renan Filho, Simone Tebet e o senador Eduardo Braga, segundo noticiado pelo Metrópoles.
Durante a reunião, Lula convidou Renan Filho para discutir cenários que envolvem a sucessão presidencial. Nos últimos meses, o nome do ministro dos Transportes passou a ser ventilado como possível vice de Lula em 2026, apoiado por uma ala do MDB.
Outros nomes também surgem nas conversas internas do MDB, como Helder Barbalho, governador do Pará, e Simone Tebet, que integrou a última disputa presidencial e ocupa o Ministério do Planejamento no governo Lula.
Ainda na terça-feira, Lula chamou ministros indicados pelo União Brasil para tratar das críticas feitas por Antônio Rueda, presidente do partido. Rueda classificou o governo como incapaz de enfrentar os problemas do país após medidas dos EUA.
A fala de Rueda, na semana passada, provocou reação do Planalto. Lula pretende seguir em diálogo com nomes da legenda para tratar do impacto político das declarações e buscar manter o apoio da base aliada no Congresso Nacional.