eleições 2026
Paulão enfrenta impasse sobre candidatura ao Senado
PT de Alagoas avalia se mantém deputado federal na disputa
O deputado federal Paulão (PT-AL) já manifestou publicamente a intenção de não disputar a reeleição à Câmara dos Deputados e anunciou planos de concorrer ao Senado Federal em 2026. No entanto, a viabilidade dessa candidatura ainda é incerta dentro da conjuntura política nacional e das articulações do partido.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deve buscar a reeleição à Presidência da República, tem atuado como articulador de um amplo acordo político em Brasília, que inclui a priorização das candidaturas ao Senado de Renan Calheiros (MDB) e Arthur Lira (PP), ambos nomes influentes no cenário político alagoano.
Diante desse cenário, segundo o jornalista Ricardo Mota, lideranças do PT avaliam que Paulão pode não contar com o apoio necessário da legenda para entrar na disputa ao Senado, o que reforçaria a tendência de o partido concentrar esforços na manutenção de sua atual vaga na Câmara Federal.
A definição sobre quem será o candidato a deputado federal em 2026 — se Paulão tentará a reeleição ou se o partido lançará outro nome, como o do deputado estadual Ronaldo Medeiros — ainda está em aberto e é uma das principais discussões internas do PT alagoano no momento.