Realtime Big Data
Pesquisa: 38% dos brasileiros consideram governo Lula “ruim ou péssimo”
Estudo mostra opiniões divididas sobre a gestão do presidente
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Realtime Big Data aponta que 38% dos brasileiros consideram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva “ruim ou péssimo”, enquanto 31% o avaliam como “ótimo ou bom”. Outros 29% classificam a gestão como regular, e 2% não souberam ou não quiseram responder.
Quando questionados sobre aprovação do governo, 49% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão, enquanto 47% afirmaram aprovar. O índice de indecisos ou que não responderam foi de 4%. Segundo o instituto, os números indicam um empate técnico, considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Wilson Pedroso, consultor eleitoral e sócio estrategista do Realtime Big Data, destacou que os resultados refletem o sentimento do eleitorado para 2026. “Vencerá a eleição aquele candidato que conseguir conquistar esse terço flutuante, composto por brasileiros que avaliam o governo como regular. Eles não escolhem por ideologia, mas pelo conteúdo”, afirmou.
A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 30 de agosto, com 2,5 mil entrevistados de todas as regiões do país. O índice de confiança é de 95%.
O Realtime Big Data, fundado em 2015 pelo cientista político Bruno Soller, é referência nacional em pesquisas qualitativas e quantitativas, especialmente no cenário político. A partir de 2024, o instituto iniciou nova fase com a entrada de Wilson Pedroso e expansão de suas áreas de atuação.