POLÍTICA

JHC lança pré-candidatura ao governo: "Hora de Alagoas olhar para frente"

Prefeito de Maceió usou as redes sociais para fazer o anúncio
Por Redação 03/11/2025 - 19:17
A- A+
Prefeitura de Maceió
Prefeito de Maceió, JHC anuncia que será candidato ao governo de Alagoas
Prefeito de Maceió, JHC anuncia que será candidato ao governo de Alagoas

O prefeito de Maceió, JHC (PL), usou as redes sociais na noite desta segunda-feira, 3, para anunciar a pré-candidatura ao governo de Alagoas nas eleições de 2026.

"Tá na hora de Alagoas olhar pra frente, como a gente tem feito na nossa capital. Aqui em Maceió tem o antes e depois do nosso trabalho", afirmou JHC no vídeo divulgado nas redes sociais.

Na gravação, o prefeito destaca o trabalho desenvolvido durante a sua gestão. "Esse jeito de trabalhar pode chegar para toda Alagoas", diz.

Cenário eleitoral mostra disputa acirrada com Renan Filho

A pesquisa do Instituto Ápice/Política Alagoana, divulgada no dia 28 de outubro, mostra empate técnico entre JHC e o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), na corrida pelo governo de Alagoas. No levantamento estimulado, JHC aparece com 44,5% das intenções de voto, enquanto Renan tem 43,6%.

A pesquisa ouviu 5.000 eleitores em 44 municípios alagoanos entre os dias 15 e 20 de outubro, com margem de erro de 1,4 ponto percentual e nível de confiança de 95%.

No cenário espontâneo, JHC registra 41,8%, seguido de Renan Filho com 41,7%. Entre os entrevistados, 28,5% afirmaram que não votariam em JHC de jeito nenhum, enquanto 37,3% disseram o mesmo sobre Renan.

Estratégia política e alianças em formação

A  candidatura de JHC já era cogitada por analistas e aliados. O ex-deputado federal Euclydes Mello afirmou recentemente que o prefeito iria disputar o governo em 2026, em uma estratégia que evita atritos com os principais grupos políticos do estado e mantém abertas as vagas ao Senado para Renan Calheiros (MDB) e Arthur Lira (PP).

Essa leitura se apoia em articulações recentes, como a nomeação da ministra Marluce Caldas, tia de JHC, para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), com apoio de Renan e Lira, adversários políticos que atuaram em conjunto nesse caso.

O movimento também impacta o futuro político do vice-prefeito Rodrigo Cunha (Podemos), que assumirá a prefeitura de Maceió caso JHC de fato concorra ao governo e poderia se lançar à reeleição em 2028.


Encontrou algum erro? Entre em contato