política

Olívia Tenório deve disputar vaga de deputada federal pelo PP/União em 2026

Vereadora de Maceió é cotada como reforço feminino na chapa articulada por Lira
Por Redação 04/11/2025 - 08:10
A- A+
Reprodução
A vereadora Olívia Tenório durante sessão
A vereadora Olívia Tenório durante sessão

A Federação União Progressista, formada por PP e União Brasil, avança na formação da chapa para a eleição de deputado federal em 2026 e deve contar com o nome da vereadora Olívia Tenório (PP) entre as candidatas. A parlamentar, em seu segundo mandato na Câmara de Maceió, foi convidada pelo deputado federal Arthur Lira (PP) e deve confirmar nos próximos dias sua pré-candidatura à Câmara dos Deputados.

Olívia não é novata na disputa federal. Em 2018, concorreu pelo PMN e obteve mais de 20 mil votos em sua primeira eleição. Agora, com maior visibilidade política e o respaldo de uma estrutura partidária mais sólida, a vereadora entra no grupo como uma das apostas para reforçar a presença feminina na chapa. Filha do deputado estadual Francisco Tenório (PP), ela é vista como um nome capaz de ampliar o desempenho eleitoral do partido em Maceió e no interior.

A movimentação faz parte da estratégia de Lira para fortalecer a cota feminina da federação. Além de Olívia, dirigentes do PP articulam outras duas candidaturas femininas competitivas, com foco em ampliar a representatividade e o desempenho do partido. Em 2022, as três mulheres que disputaram na chapa federal do PP somaram apenas 8,5 mil votos, frente a um total de 546 mil votos obtidos pela legenda.

A expectativa é que o grupo PP/União forme uma das chapas mais fortes de Alagoas, reunindo nomes como Álvaro Lira, Marx Beltrão, Fábio Costa, Daniel Barbosa, Alfredo Gaspar, Nivaldo Albuquerque e Gunnar Nunes. A projeção inicial é de que a federação possa eleger quatro deputados federais, com Arthur Lira buscando consolidar condições para conquistar uma quinta vaga.


Encontrou algum erro? Entre em contato