eleições 2026

Aliados dizem que JHC “não vai dar ré” na disputa pelo governo de Alagoas

Prefeito intensifica movimentações políticas, mas mantém silêncio oficial sobre candidatura
Por Redação 05/11/2025 - 06:12
A- A+
Reprodução
“É hora de Alagoas olhar pra frente”, diz JHC ao anunciar pré-candidatura ao governo
“É hora de Alagoas olhar pra frente”, diz JHC ao anunciar pré-candidatura ao governo

O prefeito de Maceió, JHC (PL), deve mesmo disputar o governo de Alagoas em 2026. Segundo aliados próximos, o gestor não pretende recuar da decisão anunciada de forma velada em vídeo recente, que foi interpretado como o primeiro sinal público de sua candidatura. Um dos apoiadores de JHC afirmou à reportagem que o prefeito “não vai dar ré” e que desistir neste momento significaria um risco político.

As informações são do jornalista Voney Malta. “Se recuar, corre o risco de se desmoralizar, de perder apoio popular e também de aliados que defendem sua candidatura”, declarou a fonte. Nos bastidores, há a avaliação de que JHC tem reforçado sua presença pública com uma estrutura cada vez mais profissionalizada. Em suas últimas aparições, o número de câmeras, fotógrafos e assessores de imagem aumentou, indicando preparação para o período pré-eleitoral.

Aliados afirmam ainda que a movimentação do prefeito faz parte de um acordo informal com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que recentemente nomeou Marluce Caldas, tia de JHC, para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Pelo entendimento, JHC não deverá interferir na disputa pelo Senado — que deve ter como protagonistas Arthur Lira (PP) e Renan Calheiros (MDB) — nem adotar postura de confronto com o governo federal durante a campanha.

A estratégia, segundo interlocutores, é consolidar o nome de JHC como uma alternativa de centro, capaz de dialogar com diferentes grupos políticos sem romper pontes com Brasília. A candidatura deve ser oficializada no primeiro semestre de 2026, com base em pesquisas internas que mostram crescimento de sua popularidade após a reeleição à prefeitura de Maceió.


Encontrou algum erro? Entre em contato