assista

Alfredo Gaspar critica Senado por falta de fiscalização ao Supremo

Deputado federal afirma que parlamentares se omitem diante de irregularidades
Por Redação 14/02/2026 - 07:18
A- A+
Assessoria
Alfredo Gaspar, relator da CPMI do INSS
Alfredo Gaspar, relator da CPMI do INSS

O deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil/AL), relator da CPMI do INSS, criticou a atuação do Senado Federal em relação à fiscalização do Supremo Tribunal Federal (STF). Em vídeo publicado nas redes sociais na sexta-feira, 13, o parlamentar afirmou que há “apatia” por parte dos senadores diante de fatos considerados graves envolvendo a Corte.

Segundo Gaspar, membros do Senado estariam se esquivando de exercer a função constitucional de controle sobre o STF. “Ninguém deve estar acima da lei. Assim diz a Constituição”, declarou. Para ele, na prática, ministros do Supremo se tornaram “intocáveis”.

O deputado também mencionou o caso envolvendo o ministro Dias Toffoli, afirmando que o afastamento após relatório da Polícia Federal não deve encobrir eventuais irregularidades apontadas.

Gaspar defendeu que o Supremo, como um dos Poderes da República, precisa prestar contas à sociedade e que cabe ao Senado atuar com independência e responsabilidade.

Ao final, o parlamentar cobrou maior mobilização dos senadores para investigar e corrigir possíveis falhas na atuação da Corte, reforçando críticas relacionadas a supostas relações do ministro com o Banco Master.


Encontrou algum erro? Entre em contato