EDUCAÇÃO

Rafael Brito propõe criação de bolsa para premiar alunos com melhores notas

Deputado defende novo incentivo financeiro para estudantes que alcançarem metas de aprendizagem
Assessoria
Rafael Brito propõe criação de bolsa para premiar alunos com melhores notas
Rafael Brito propõe criação de bolsa para premiar alunos com melhores notas

O líder da educação de Alagoas, na Câmara dos Deputados, Rafael Brito, propôs a criação de uma nova bolsa de incentivo educacional destinada aos estudantes que apresentarem destaque no desempenho escolar, com base nas notas das disciplinas de português e matemática. O projeto prevê que a concessão do benefício seja feita de forma bimestral e o estudante terá direito ao recebimento enquanto mantiver a média mínima definida no edital.

De acordo com o deputado federal por Alagoas, o objetivo é transformar o esforço e a dedicação dos estudantes em uma política permanente de valorização da aprendizagem, criando um ciclo positivo dentro das escolas públicas e garantindo que o incentivo esteja diretamente ligado à continuidade do bom desempenho acadêmico.

“Precisamos reconhecer quem se dedica, quem supera dificuldades e quem busca melhorar seu desempenho. A educação precisa oferecer oportunidades para todos, mas também deve criar mecanismos para valorizar aqueles que avançam e alcançam bons resultados. Essa bolsa será um estímulo para que nossos jovens tenham cada vez mais compromisso com os estudos”, afirmou Rafael Brito.

A nova bolsa funcionaria como um complemento aos programas de permanência estudantil já existentes, como o Cartão Escola 10, de Alagoas, e o Pé-de-Meia, do Governo Federal, que atualmente têm foco principal na permanência dos estudantes, especialmente do ensino médio.

Para Rafael Brito, além de combater a evasão escolar, é necessário avançar em políticas que estimulem a melhoria da aprendizagem. “Os programas de transferência de renda provaram que conseguem manter o aluno dentro da escola. Agora precisamos dar um passo além: incentivar o aprendizado, premiar a evolução e mostrar que estudar abre portas”, destacou.

Criado em Alagoas durante a gestão de Rafael Brito à frente da Secretaria de Estado da Educação, o Cartão Escola 10 se tornou uma das principais políticas de incentivo à permanência escolar do estado. Atualmente, o programa beneficia mais de 121 mil estudantes da rede estadual, com pagamentos vinculados à frequência escolar.

No âmbito federal, o Programa Pé-de-Meia também apresentou resultados positivos no enfrentamento à evasão. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), a iniciativa contribuiu para reduzir o abandono escolar no ensino médio, a taxa de evasão caiu de 6,4% em 2024 para 3,6% em 2025, uma redução de 43% no período. O programa já alcançou milhões de estudantes da rede pública brasileira.

Rafael Brito pontuou ainda que a experiência dessas políticas mostra que o investimento direto no estudante gera impacto real, mas deve ser acompanhado de ações que fortaleçam a qualidade do ensino. “A permanência é fundamental, mas o nosso desafio agora é garantir que o aluno esteja aprendendo. Português e matemática são a base para todas as outras áreas do conhecimento e precisam receber uma atenção especial”, concluiu.


Encontrou algum erro? Entre em contato