Conteúdo Opinativo

Pleito de 2024 é prévia de 2026

Por 10/06/2023 - 07:35

ACESSIBILIDADE

Agencia Brasil
Com a cadeira de governador e duas vagas de senador em jogo, o pleito terá tudo para ser o mais disputado na história de Alagoas
Com a cadeira de governador e duas vagas de senador em jogo, o pleito terá tudo para ser o mais disputado na história de Alagoas

As eleições municipais do próximo ano servirão de prévia para o grande embate eleitoral a ser travado em 2026. Com a cadeira de governador e duas vagas de senador em jogo, o pleito terá tudo para ser o mais disputado na história de Alagoas. 

Com Fernando Collor fora de combate, a disputa pelo comando político do estado se dará entre o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira, e o senador Renan Calheiros. Outros candidatos entrarão na arena, mas na condição de figurantes. 

Impedido de pleitear a reeleição, Paulo Dantas comandará a sucessão com apoio da Assembleia Legislativa sob a liderança do deputado Marcelo Victor, aliado dos Calheiros. Mas o peso eleitoral do governador dependerá do sucesso de sua gestão.

Com a escassez de novas lideranças, é de bom alvitre acreditar que as eleições majoritárias de 2026 serão disputadas pelos mesmos personagens da cena política atual. Sobretudo aqueles com alguma chance de vitória. 

Nesse árido universo se destacam o deputado Arthur Lira, os senadores Renan Calheiros e Renan Filho, e o prefeito JHC, se for reeleito. Não se deve esquecer Rodrigo Cunha, mas por sua pífia atuação até agora, é forte candidato a senador de mandato único. 

Renan Calheiros já está em campanha pela reeleição ao Senado e com duas vagas em disputa, tem tudo para emplacar seu quinto mandato consecutivo. Renan Filho, atual ministro dos Transportes, não descarta entrar em campo para governar Alagoas pela terceira vez. Sem a presidência da Câmara Federal, Arthur Lira deve brigar pela vaga de Rodrigo Cunha no Senado, com chances de vitória


Encontrou algum erro? Entre em contato