Conteúdo do impresso Edição 1272

ELEIÇÕES

PT perde em todas as capitais do Nordeste

Pesquisas recentes mostram perda de espaço da sigla em redutos históricos
29/06/2024 - 06:00

ACESSIBILIDADE

Agência PT
Partido do presidente da República não consegue retomar desempenho de 20 anos atrás
Partido do presidente da República não consegue retomar desempenho de 20 anos atrás

As eleições municipais deste ano podem revelar resultados surpreendentes no Nordeste, com o PT podendo enfrentar derrotas em todas as capitais da região. O possível resultado — revelado pelos institutos de pesquisa — mostra uma mudança significativa no panorama político, tradicionalmente favorável ao partido. As novas dificuldades para o PT em redutos históricos e o enfraquecimento do bolsonarismo em outras capitais também marcam um cenário de incertezas para os próximos anos.

Em Maceió, considerada a capital nordestina com o maior reduto bolsonarista, JHC aparece com 54,4% dos votos, seguido por Alfredo Gaspar (14,9%); Davi Davino Filho (11,8%); Rafael Brito (3,8%); Lobão (2,2%) e Ricardo Barbosa (0,9%). Não responderam 5,3% dos entrevistados e 6,8% disseram “nenhum” na pesquisa divulgada na última quartafeira, 26, pelo Instituto Paraná Pesquisas. O candidato do PT, Ricardo Barbosa, não alcança nem 1% das intenções.

No segundo cenário estimulado, com os nomes de JHC, Davi Davino, Rafael, Lobão e Ricardo Barbosa, os números foram ainda mais favoráveis para o prefeito, que obteve 62,4% das intenções de votos, contra 15,7% de Davi Davino; Rafael Brito (5,1%); Lobão (2,5%); e Ricardo (1,2%). Não sabe (5,7%) e nenhum (7,4%).


Encontrou algum erro? Entre em contato