Conteúdo do impresso Edição 1283

ELEIÇÕES

Partidos investem mais de R$ 15 milhões em candidaturas de destaque em AL

Diferença entre candidatos que disputam o mesmo cargo chega a mais de R$ 6 milhões
Por BRUNO FERNANDES 14/09/2024 - 06:00

ACESSIBILIDADE

Agencia Brasil
Além de Maceió e arapiraca, outras cidades do interior também chamam atenção pelos valores investidos
Além de Maceió e arapiraca, outras cidades do interior também chamam atenção pelos valores investidos

Os partidos políticos em Alagoas estão investindo mais de R$ 15 milhões nas principais candidaturas a prefeito nas cidades de Maceió e Arapiraca. A quantia, que provém do fundo eleitoral, aproxima-se do teto permitido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em Maceió, o atual prefeito JHC (PL) já investiu R$ 6,2 milhões em sua campanha, quase atingindo o limite de R$ 6,6 milhões imposto pelo TSE. Já o principal candidato da oposição, Rafael Brito (MDB), destinou R$ 5 milhões para sua candidatura, também muito próximo do teto. Enquanto isso, o candidato Lobão (Solidariedade) recebeu apenas R$ 28 mil até o momento, marcando uma grande disparidade entre as campanhas.

A campanha de JHC tem concentrado boa parte dos seus gastos em serviços de marketing político. Dos R$ 6,2 milhões recebidos até agora, o prefeito destinou R$ 1,2 milhão para uma empresa de marketing, R$ 700 mil para mobilização de rua e militância, e outros R$ 700 mil para produção audiovisual. Além disso, ele investiu R$ 50 mil em impulsionamento de conteúdo nas redes sociais, pagos ao Facebook. Quase toda a verba da campanha vem da direção nacional do PL, responsável por 98,3% dos recursos.

Rafael Brito, candidato pelo MDB, também tem alocado grande parte dos seus recursos em marketing. Sua campanha gastou R$ 1,2 milhão em consultoria política, além de R$ 60 mil em comunicação e R$ 473 mil em panfletos. No total, a campanha já destinou R$ 2,2 milhões a essas áreas. A maior parte da receita de Brito provém da direção nacional do MDB, que contribuiu com R$ 5 milhões, enquanto o candidato investiu R$ 19,8 mil do próprio bolso.

Em contraste com as grandes quantias investidas por JHC e Rafael Brito, a campanha de Lobão segue em um cenário bem mais modesto. Até o momento, ele investiu R$ 16.510, valor destinado à produção de materiais impressos e adesivos. A totalidade dos recursos de sua campanha, R$ 28.918,50, veio da direção nacional do Solidariedade.


Encontrou algum erro? Entre em contato