TECNOLOGIA

O Twitter voltou? Entenda retorno da rede bloqueada pelo STF no Brasil

Frases como “O Twitter voltou” e “Gente o Twitter” estão no Trending Topics do aplicativo
Por Bruno Fernandes 18/09/2024 - 08:39

ACESSIBILIDADE

Bruno Fernandes
X (antigo Twitter) foi removido do Brasil
X (antigo Twitter) foi removido do Brasil

Usuários comemoram o retorno do X, antigo Twitter, nesta quarta-feira, 18, após quase 20 dias de bloqueio. Publicações com frases como “O Twitter voltou” e “Gente o Twitter” alcançaram 14,5 e 18,5 mil menções no Trending Topics da rede

Ainda não há confirmação se o retorno é definitivo ou temporário. O Supremo Tribunal Federal (STF) foi procurado para comentar, mas ainda não se manifestou sobre o assunto.

O STF acionou a Anatel nesta quarta-feira, 18, para que agência explique a volta não autorizada do X (ex-Twitter). Mais cedo, usuários relataram o retorno em diversas partes do Brasil. A plataforma estava funcionando também no Supremo. O aplicativo da rede social pode ser acessado, tanto em smartphones, quanto pela versão web, utilizando o servidor de rede da Corte.

Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes determinou a transferência de R$ 18,35 milhões, bloqueados do X e da Starlink, para os cofres da União. O valor é referente a multas por descumprimento de decisões judiciais. A rede, no entanto, ainda não indicou um representante legal no Brasil.

O X foi bloqueado após o ministro Alexandre de Moraes intimar Elon Musk, proprietário da rede, a nomear um novo representante legal no Brasil e pagar as multas impostas. Como as exigências não foram atendidas, a rede social foi suspensa por ordem judicial.


Encontrou algum erro? Entre em contato