JOGO DO PODER
Ronaldo Lessa e suas várias alternativas para 2026
Vice pode assumir governo, disputar Senado ou atender PDT nacional e concorrer à CâmaraRonaldo Lessa (PDT) tem diversas alternativas para 2026, o que deixa a sucessão estadual em Alagoas em completo suspense. Caso o atual governador Paulo Dantas (MDB) renuncie em abril do próximo ano para concorrer a deputado federal, Lessa poderá assumir o governo. Se Dantas não renunciar, ele poderá disputar o Senado, cargo que ainda não ocupou, ou até tentar novamente uma vaga na Câmara dos Deputados, como defende o PDT nacional.
Com uma história na política que inclui mandatos como vereador, prefeito, vice-prefeito, deputado estadual, deputado federal e duas vezes governador, Lessa é um dos políticos mais experientes do estado.
Caso Dantas permaneça no governo, o ex-governador se vê como uma alternativa para o Senado, disputando um dos cargos mais cobiçados em nível estadual e terá que enfrentar Renan Calheiros (MDB), que, tudo indica, tentará a reeleição, e Arthur Lira (PP), além de Paulão (PT), que ainda é uma incógnita para a disputa. Porém, a possibilidade de uma nova candidatura à Câmara dos Deputados, visando fortalecer a bancada do PDT, também é cogitada, mas pode se tornar uma disputa complicada.
Após deixar a presidência da Câmara dos Deputados no último sábado, 1º, o deputado Arthur Lira se vê diante de uma série de desafios para concretizar seu projeto político de se tornar senador em 2026. Caso não consiga alcançar esse objetivo, ele poderá se ver novamente na disputa pela reeleição como deputado federal, um cenário que ele busca evitar.
Lessa, no entanto, tem demonstrado um posicionamento claro em relação à política nacional, com um grande apreço pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas acreditando ser o momento de a esquerda buscar uma nova alternativa para a Presidência da República em 2026. Para ele, a reeleição de Lula seria um passo atrás, considerando a idade do presidente e as atuais circunstâncias políticas. Isso sinaliza uma possível busca por um nome novo dentro da esquerda para a corrida presidencial.
Enquanto isso, o futuro de Paulo Dantas permanece incerto, já que, após seu segundo mandato, o governador não poderá se reeleger.