Conteúdo do impresso Edição 1314

TODOS PELA EDUCAÇÃO

Alagoanos saem do Ensino Médio com baixo rendimento em Matemática e Língua Portuguesa

Por outro lado, estado aparece como segundo melhor do Nordeste no ensino fundamenta
Por José Fernando Martins 12/05/2025 - 06:00
A- A+
Bruno Peres/Agência Brasil
Por outro lado, estado aparece como segundo melhor do Nordeste no ensino fundamental
Por outro lado, estado aparece como segundo melhor do Nordeste no ensino fundamental

Dados do estudo “Aprendizagem na Educação Básica: situação brasileira no pós-pandemia”, divulgado em abril, pelo movimento Todos Pela Educação com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), revelam que o desempenho dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede pública continua aquém do esperado, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. A 3ª série do Ensino Médio, também conhecida como 3º ano, é a etapa final da educação básica no Brasil e tem papel decisivo na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares, funcionando como ponte para o ensino superior.

Em Alagoas, os resultados colocam o estado entre os piores do país. Em Língua Portuguesa, apenas 24,6% dos estudantes alagoanos apresentaram nível de aprendizagem considerado adequado em 2023, o que posiciona o estado na 21ª colocação no ranking nacional. No Nordeste, Alagoas ficou atrás de Ceará (36,2%), Pernambuco (36,1%), Rio Grande do Norte (33,1%), Paraíba (29,8%) e Piauí (26,8%), superando apenas Sergipe (23,8%), Bahia (22,2%) e Maranhão (19%).

No cenário nacional, os cinco estados com melhor desempenho em Língua Portuguesa no 3º ano do Ensino Médio foram Espírito Santo (42,7%), Paraná (42,3%), Rio Grande do Sul (40,6%), Goiás (40%) e São Paulo (37,1%).

A situação é ainda mais crítica em Matemática, disciplina que historicamente apresenta os piores índices. Em Alagoas, apenas 3,8% dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio atingiram o nível de aprendizagem adequado, o que coloca o estado na 16ª posição nacional. No recorte regional, Alagoas aparece atrás de Ceará (8,2%), Pernambuco (7,6%), Rio Grande do Norte (7,2%), Piauí (4,8%) e Paraíba (4%), ficando à frente apenas de Sergipe (3,1%), Bahia (2,5%) e Maranhão (2,3%). Os cinco estados com melhores índices em Matemática no país foram Espírito Santo (9,1%), Goiás (8,9%), Ceará (8,2%), Rio Grande do Sul (7,9%) e Pernambuco (7,6%).



Encontrou algum erro? Entre em contato