Conteúdo do impresso Edição 1323

PATRIMÔNIO DE ALAGOAS

Baile da Chita acontece no dia 19 em Paulo Jacinto

Em sua 73ª edição, evento terá animação da banda Golden Time e da cantora Bete Nascimento
12/07/2025 - 06:00
A- A+
Assessoria
Paulo Jacinto se veste de chita para a 73ª edição do tradicional Baile da Chita.
Paulo Jacinto se veste de chita para a 73ª edição do tradicional Baile da Chita.

Tradicional evento cultural de Alagoas, o Baile da Chita acontece no próximo dia 19 em Paulo Jacinto, mas a Terra do Baile da Chita já começa a se vestir de chita para receber conterrâneos e visitantes que irão participar da 73ª edição do baile que se tornou em 2015 Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Imaterial do Estado. As atrações musicais vão ficar por conta da banda Golden Time e a cantora Bete Nascimento (ex-vocalista do Mastruz com Leite). O evento começa às 23 horas, no Clube Cultural Recreativo Paulo-jacintense (CRPJ), no Centro da cidade.

Chegar até o local da festa é fácil. O caminho está sinalizado com um colorido só visto pelas bandas de lá. A chita já foi espalhada nas praças, nos postes, nos troncos das árvores, nas casas, nas roupas, nos adereços. Em todos os lugares de Paulo Jacinto já se respira chita, se vive a chita, se espera o dia do baile da chita, tudo para manter viva a tradição que vem antes mesmo da emancipação do município.

O primeiro baile aconteceu em 1951 com o propósito de arrecadar fundos e pagar um advogado para conquistar sua emancipação política, até então pertencente a Quebrangulo. Mas foi em 1952 que tomou maior proporção e cresce a cada edição. Outro dado importante é que para abrilhantar a festa, Zefinha Barbosa, uma das idealizadoras do evento, teve a ideia de eleger uma rainha que é coroada a cada edição durante o baile.

E o que dizer da música Propriá, de Luiz Gonzaga, que se tornou o segundo hino da cidade. É cantada na abertura do baile, na hora da coroação da rainha e no final da festa. Rosinha, como ficou conhecida em Paulo Jacinto, é mais que uma canção. É a alma daquela gente. E quando começa o “Por isso eu vou voltar pra lá, não posso mais ficar, Rosinha ficou lá em Propriá... ai, ui, ui, eu tenho que voltar...”, ninguém fica parado e em um só coro o clube estremece com as vozes e o orgulho de quem é da Terra do Baile da Chita.

A festa movimenta a economia local, com aumento da procura por hospedagens, alimentação e serviços de costuras, já que muitas pessoas buscam o tecido chita para confeccionar a roupa para o baile. O município de 6.576 habitantes se agiganta e recebe uma multidão que se junta aos nativos para festejar, se confraternizar.

Renato Nascimento, membro da diretoria do CRPJ, comemora antecipado o sucesso do evento e diz que a procura por ingressos e mesas é grande. Outra marca importante, segundo ele, é que nesta edição o clube da cidade completa 70 anos e para comemorar a ornamentação e caprichos nos detalhes serão maiores. Sem muito spoiler, adianta que alguns espaços instagramáveis serão colocados em locais estratégicos do evento.

“Participar do Baile da Chita é uma oportunidade única. Venham sentir essa emoção. Estamos esperando todos com música boa, hospitalidade e muita festa”, convidou o diretor do evento.

Rainha da Chita

Para as meninas de Paulo Jacinto, ser Rainha do Baile da Chita é um sonho que carregam desde a infância. Mas é entre os 15 aos 18 anos que o sonho se concretiza para algumas. Este ano, a escolhida para representar a beleza paulo-jacintense foi a estudante Alice Danyella, que não esconde o orgulho de fazer parte do seleto grupo de rainhas do Baile da Chita. A bela rainha diz que a expectativa para o dia da coroação é grande, mas deixa a surpresa para a hora do desfile. “É um momento único, um sonho realizado. Irei honrar o título que me foi confiado. Obrigada a todos que votaram, que me escolheram. Estou muito feliz”, confidenciou ao encorajar outras jovens que também sonham com o título. “Confiem e acreditem que é possível sim chegar lá”, completou.

Festa da Chita

Em ambiente aberto, acontece a Festa da Chita. São dois dias de muita animação e o ponto de encontro é na Praça Zefinha Barbosa, no Centro de Paulo Jacinto. Nos dias 19 e 20 de julho o público é convidado a prestigiar artistas da terra e de outros lugares. Estão confirmadas as atrações musicais: Baby Som, Sâmyla Maia, Jonas Esticado, Fábio Costa, Maciel Valente, Vera Santos e Rodolpho Pegação. São dois dias de muita alegria e forró. Você não pode ficar de fora.


Encontrou algum erro? Entre em contato