EDUCAÇÃO
Psicóloga dá dicas sobre o Enem que acontece neste domingo
Neste final de semana acontece mais uma edição do Enem em todo o país. É um momento considerado tenso para os alunos que passaram o ano se preparando para as provas que podem ajuda-los a entrar na tão sonhada universidade.
Este ano, a prova será dividida em dois domingos, o primeiro será agora, dia 5, onde os estudantes farão prova sobre ciências humanas, linguagens e redação. Já no domingo dia 12, será a vez de matemática e ciências da natureza.
É preciso checar o local da prova, o tempo que o candidato levará para chegar ao local já que a prova segue o horário de Brasília, além de não esquecer o cartão de inscrição, documento com foto e caneta preta transparente.
Para ajudar os candidatos a entender melhor o que pode atrapalhar no desempenho da prova, a psicóloga Livia Vieira, do Hapvida Saúde, alerta sobre os cuidados que devem ser tomados e ainda dá dicas que podem ajudar a ficar calmo para a prova. Para ela, “é imprescindível confiar e acreditar em si e na sua capacidade, não desistir diante dos fracassos, fazer dos obstáculos degraus para o sucesso e cultivar pensamentos positivos”.
Confira na íntegra o bate-papo com a profissional:
Quais fatores podem atrapalhar e piorar os níveis de ansiedade e estresse?
Falta de planejamento e organização; excesso de cobrança tanto dos familiares, amigos, quanto cobrança pessoal; estudo excessivo; período de descanso insuficiente; alimentação deficitária.
O que os estudantes podem fazer para aliviar a ansiedade nesses últimos meses para o ENEM?
Tirar um dia para o lazer, passeio, cinema, praia, conversar com alguém querido; algumas horas, ao menos; ser consciente do próprio limite; procurar priorizar, nesta fase, a resolução de exercícios e controle do tempo.
O ambiente de estudo pode colaborar com uma preparação mais tranquila?
Sim, é necessário ambiente arejado, com boa iluminação, organizado, e com a menor quantidade possível de estímulos visuais e auditivos que favoreçam a desconcentração do candidato.
Descansar, sair com os amigos, assistir filmes e outras atividades não relacionadas com estudo são alternativas que ajudam a reduzir a ansiedade?
Sim, ótimas alternativas.
Além disso, o que os estudantes podem fazer para ficarem mais concentrados nos estudos?
Procurar deixar tudo o que precisar já próximo, por exemplo, água, lápis, borracha, e distanciar aquilo que o distrai, por exemplo, celular, televisão...
Ter horários determinados para pausas nos estudos é importante?
Importantíssimo. O sistema neuronal precisa de pausas para melhor assimilação. A cada hora que se passa, programar o despertador para uma sessão curta de relaxamento, para uma pequena caminhada; procurar se alimentar de forma saudável num intervalo de 3 em 3 horas; procurar dormir num tempo contínuo de 8 horas.