POLÍTICAS PÚBLICAS
V Encontro Nacional de Jovens LGBT acontece no Trapichão
A Articulação Brasileira de Jovens Gays e Bissexuais (ARTGAY Jovem) é uma Rede Nacional do Movimento LGBT que atua na defesa da cidadania de jovens gays e bissexuais, fundada em 2012, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Atualmente a ARTGAY Jovem está presente em 19 estados brasileiros e tem assento no Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT).
Segundo o coordenador geral do evento, Tanino Silva, o evento terá como objetivo discutir, debater, criar estratégias e encaminhamentos, além do combate à violência contra homossexuais. “O nosso V Encontro Nacional tem o objetivo de debater a organização interna da ARTGAY Jovem, discutir estratégias de promoção da cidadania LGBT, deliberar encaminhamentos para o enfrentamento ao aumento de casos de ISTs, HIV, Aids entre jovens gays e bissexuais, socializar as experiências de ativismos LGBT nos estados e municípios brasileiros e realizar proposições de estratégias que busquem combater à violência LGBTfóbica no Brasil”, afirmou.
A superintendente de Juventude da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, Maria Lucyelma, reforça a necessidade de encontros como este. “É de fundamental importância a integração de todos os estados acerca do tema. É preciso se posicionar e dar visibilidade ao assunto. Não podemos permitir que ainda tenhamos um alto índice de morte”, concluiu.
Ao todo, serão 100 participantes representantes dos estados e alguns municípios. Os delegados inscritos terão direito a hospedagem e alimentação durante os dias do evento, que acontecerá nas dependências do Estádio Rei Pelé, administrado pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj). As palestras e debates acontecem no Auditório Lauthenay Perdigão e os participantes estarão hospedados nos alojamentos do “Trapichão”.
O V Encontro Nacional de Jovens Gays e Bissexuais acontece em parceria com a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude e a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh).