ALERTA
Mais três casos de sarampo são investigados em Arapiraca, diz vereador

Mais três casos de sarampo estão sendo investigados na cidade de Arapiraca, segundo informações do vereador Rogério Nezinho (MDB), em discurso na Câmara Municipal na tarde de terça-feira, 13.
Segundo o parlamentar, em uma mesma casa, no bairro Alto do Cruzeiro, três pessoas da mesma família podem ter contraído o vírus, o que aumenta a preocupação da população com um possível surto da doença.
Na segunda-feira, 12, a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) confirmou o primeiro caso de sarampo nos últimos 19 anos. O caso registrado foi de um homem de 27 anos que também mora em Arapiraca, no Agreste alagoano, e que viajou para Salvador recentemente.
Ele retornou para Alagoas no dia 31 de julho já com os sintomas da doença. Mesmo com o caso confirmado, não haverá campanha de vacinação em Alagoas para o público em geral. A princípio, quem não tem o calendário vacinal em dia deve tomar a vacina.
“Peço aqui ao prefeito Rogério Teófilo e aos técnicos da secretaria municipal de Saúde que concentrem esforços para evitar que isso aconteça”, concluiu o vereador.
De acordo com Adriana Duarte, coordenadora de imunização do município, não sabe de onde foi apurada a informação dada pelo vereador e que no setor de Vigilância em Saúde de Arapiraca, apenas um caso foi notificado.
A coordenadora informou ainda que esteve reunida na manhã desta quarta-feira, 14, com técnicos da Sesau que confirmaram a notificação de apenas um caso. O EXTRA entrou em contato com a pasta para comentar a afirmação do vereador.
Por meio da assessoria, a Sesau negou os casos comentados pelo vereador, mas afirmou que existe a possibilidade de surgirem novos casos nas próximas semanas visto que o vírus é altamente contagioso.
Vacinação
A Prefeitura do Município ampliou o horário de atendimento à população nas salas de vacinação dos Centros de Saúde. Outra medida foi a dos centros de saúde para que eles funcionassem no final de semana.
Segundo a prefeitura, o funcionamento usual das salas de vacina acompanha o período de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, durante todo o ano, realizando a imunização da população, com destaque para algumas campanhas nacionais, que seguem o cronograma do Ministério da Saúde.